Tempo
|
João Ferreira do Amaral
Opinião de João Ferreira do Amaral
A+ / A-

​O crescimento económico futuro

12 mar, 2021 • Opinião de João Ferreira do Amaral


Já vai longe o tempo em que se podia ter um crescimento económico rápido na Europa com níveis de qualificação baixos, como tivemos nos anos sessenta do século passado. Hoje, com a globalização, tal já não é possível.

Ainda em plena pandemia, é natural que, do ponto de vista económico, as atenções estejam monopolizadas pelos múltiplos problemas que enfrentamos no curto prazo e que são gigantescos, principalmente a paralisia de empresas de alguns sectores importantes que não podem funcionar, em particular no domínio dos serviços, o aumento do desemprego e a perda de rendimentos que muitas famílias estão a sofrer. Estes problemas atingiram uma tal dimensão que outras preocupações, de carácter mais estrutural ficaram compreensivelmente para segundo plano. Mas embora seja natural que isso suceda, a verdade é que continuamos a ter futuro e é muito importante, agora que temos legítimas esperanças que a pandemia possa ser controlada dentro de alguns meses através da vacinação, olharmos para as nossas capacidades de crescimento económico a médio e longo prazos.

O nosso maior problema é (continua a ser) a qualificação das pessoas: apesar do grande esforço que, nas últimas décadas, foi feito no ensino e (em menor escala) na formação profissional, continuamos a ter em enorme défice nesta matéria, onde estamos em último lugar dentro da União Europeia e quase último na OCDE.

Já vai longe o tempo em que se podia ter um crescimento económico rápido na Europa com níveis de qualificação baixos, como tivemos nos anos sessenta do século passado. Hoje, com a globalização, tal já não é possível.

Por isso, temos de encarar o nosso futuro com realismo, sem ilusões, mas também sem derrotismo. Depois de controlada a pandemia e passado um período de transição em que terão de ser desmanteladas as medidas de política económica que tiveram de responder à emergência, teremos desejavelmente um período de crescimento, embora o nosso défice de qualificações não permita que vá ser um crescimento muito rápido. O que devemos sim é, desde já e principalmente nesse período que se antevê de crescimento moderado, aumentar o nosso investimento na qualificação das pessoas. Para isso não é dinheiro que nos falta: é capacidade de organização e de atribuição de verdadeira prioridade a este objectivo. Só assim estaremos em condições de a prazo mais longo voltarmos a ser um dos países europeus que mais crescem.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    12 mar, 2021 Lisboa 23:20
    Qualificar as pessoas é optimo. Para depois termos engenheiros, arquitetos, médicos, professores, etc a ganhar ordenado mínimo, e a serem chamados de "colaboradores", sem progressão na carreira nem qualquer vínculo estável à empresa onde trabalham. Se querem mão-de-obra qualificada e preparada, têm de lhe pagar como tal e dar-lhe o mesmo que os outros países que os têm contratado dão: estabilidade, um plano de carreira e um salário digno. Sem isso, nada feito.
  • Ivo Pestana
    12 mar, 2021 Madeira 15:16
    Fazer férias cá dentro e assim ajudar a nossa economia, linda medida. Atenção, a bazuca europeia que seja bem gerida e chegue a todo o país.