Tempo
|
A+ / A-

Desconfinamento

Covid-19. Índice de transmissibilidade está nos 0,78, confirma o primeiro-ministro

11 mar, 2021 - 21:28 • Lusa

Esta quarta-feira, após a audiência com o Presidente da República, o líder do PSD, Rui Rio, disse que o índice de transmissão da Covid-19 estava a subir e que já se situaria acima dos 0,9.

A+ / A-

O índice de transmissibilidade (Rt) do novo coronavírus é, atualmente, de 0,78 e está abaixo do limiar de risco estabelecido em 1, revelou o primeiro-ministro, António Costa, na apresentação do plano do Governo para a reabertura gradual da sociedade.

“Ao dia de hoje estamos com 105 novos casos por 100 mil habitantes a 14 dias e temos como índice de ontem [quarta-feira] um R de 0,78. Conforme vamos evoluindo para um maior índice de transmissibilidade, significa que temos de tomar medidas cautelares para impedir que a situação da pandemia se degrade”, afirmou o líder do executivo.

António Costa lembrou que o R é calculado de dois em dois dias e destacou a exigência do limite para reavaliar e reverter medidas com a subida do índice para um valor superior a 1. “Este é um nível de risco bastante exigente relativamente àquele que adotámos no passado”, salientou.

Assim, o chefe do Governo avisou que as medidas terão de ser revistas sempre que Portugal ultrapassar “o número de 120 novos casos por dia por 100 mil habitantes a 14 dias ou sempre que o nível de transmissibilidade ultrapasse o 1”.

O valor de 0,78 revelado por António Costa surge depois da informação avançada na quarta-feira pelo presidente do PSD, Rui Rio, que disse no final de mais uma audiência com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, sobre a renovação do estado de emergência, que o índice de transmissão da Covid-19 estava a subir e que já se situaria acima dos 0,9.

Em Portugal, morreram 16.635 pessoas dos 812.575 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+