Tempo
|
A+ / A-

Covid-19: Comissão Europeia aprova vacina da J&J, Portugal recebe 4,5 milhões de doses

11 mar, 2021 - 16:32 • Hélio Carvalho

O anúncio foi feito via Twitter, pela presidente da Comissão Europeia. Primeiras entregas devem chegar à União Europeia a partir de abril.

A+ / A-

Veja também:


Depois da aprovação da Agência Europeia do Medicamento (EMA), a Comissão Europeia (CE) deu esta quinta-feira o parecer positivo final à vacina da Janssen, a subsidiária europeia da farmacêutica Johnson & Johnson. O anúncio foi feito pela presidente da CE, Ursula von der Leyen.

Através da rede social Twitter, von der Leyen afirmou que "mais vacinas seguras e eficazes" vão entrar no mercado europeu. A Johnson & Johnson acordou com a CE a entrega de 200 milhões de vacinas até ao final deste ano.

Ao início da tarde, a EMA aprovou para uma autorização de emergência para a vacina, que passa a ser a quarta disponível na União Europeia para vacinar a população contra a covid-19. A quinta vacina poderá ser a Sputnik V, desenvolvida na Rússia, que está a ser analisada pelo regulador europeu.

A vacina da Johnson & Johnson será administrada a maiores de 18 anos e a sua característica mais significativa é o facto de precisar apenas de uma dose. Além disso, necessita de uma refrigeração muito simples e pode ser conservada durante um período maior, comparativamente a outras vacinas.

Os anúncios desta tarde surgem depois de, no início da semana, a Reuters ter noticiado que a farmacêutica estaria com dificuldades em entregar as 55 milhões de doses relativas à entrega prevista para o segundo trimestre de 2021.

Dos 200 milhões de doses que vão chegar à União Europeia, Portugal receberá 4,5 milhões - desses, 1,25 deverão ser entregues no primeiro trimestre, já a partir de Abril.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+