Tempo
|
A+ / A-

Carlos Móia

Receio de nova vaga de Covid-19 no verão motiva adiamento da Meia Maratona de Lisboa

10 mar, 2021 - 12:45 • Luís Aresta

Carlos Móia classifica de "prudente" a decisão de esperar pela imunidade de grupo para realizar a prova em novembro. Meia Maratona foi adiada pela quarta vez.

A+ / A-

Atraso no processo de vacinação em toda a Europa e o receio de uma nova vaga de Covid-19 em Portugal, em pleno verão, levaram o Maratona Clube de Portugal a adiar para novembro a Meia Maratona de Lisboa, admite, numa entrevista a Bola Branca, Carlos Móia.

No comunicado enviado às redações é referido pelos organizadores que “não obstante a evolução muito positiva dos dados Covid-19 que estamos a assistir em Portugal, o adiamento do processo de vacinação levou o Maratona Clube de Portugal, as entidades competentes e os seus parceiros, a reverem o calendário das provas organizadas pelo clube”

À Renascença, Carlos Móia revela que antes de tomar a decisão de adiar a prova, colheu parecer junto das “entidades sanitárias, ouvidas particularmente”, bem como do Município de Lisboa, esse sim, consultado com caráter oficial, por se tratar de entidade diretamente envolvida na organização do evento.

O presidente do Maratona Clube de Portugal clarifica a decisão de adiar a Meia Maratona de Lisboa por mês e meio, de setembro para novembro deste ano, no quarto adiamento da prova que estava inicialmente agendada para março de 2020.

“Posso estar a ser pessimista, mas se calhar vamos ter outra vaga mais ou menos por altura do verão, portanto, achamos que seria prudente, nesta altura que não chegam vacinas em quantidade, apesar de se ter alterado para um bom programa de vacinação”, declara Carlos Móia, antes de depositar esperanças para o segundo semestre deste ano.

"Acredito que no princípio do segundo semestre, Portugal e a Europa tenham as vacinas a que têm direito. A partir daí, poderemos ter imunidade de grupo, porque não havendo essa imunidade teremos altos e baixos. Com imunidade de grupo, em outubro ou novembro haverá possibilidade de fazer uma corrida em condições”, sustenta o dirigente do Maratona Clube de Portugal.

Para acautelar a qualidade da prova, a organização tratou de “passar a zero os atletas de cartaz”. Carlos Móia explica porquê: “Um atleta que estava em boa forma no ano passado pode não estar este ano. Vamos tentar fazer o melhor possível e não houve nenhum problema com a elite” garante.

Esta é a quarta vez que a 30ª Meia Maratona de Lisboa é adiada devido à pandemia de Covid-19. A prova estava inicialmente agendada para março de 2020, tendo sido adiada uma primeira vez para setembro do mesmo ano. A pandemia não permitiu a corrida, de novo adiada para maio deste ano. A última data apontada era 12 de setembro.

A corrida passa agora para 21 de novembro. Para além da 30ª Meia Maratona de Lisboa, o novo calendário prevê que ‘Corrida da Mulher’, anteriormente agendada para 6 de junho, passe para 12 de setembro. As provas de 10 e de 7 quilómetros, que deveriam realizar-se a 11 de setembro transitam para 20 de novembro. A 17 de outubro haverá a ‘Maratona de Lisboa’, a ‘Luso Meia Maratona’ e a ‘MiniMaratona’. O Grande Prémio de Natal está previsto para 12 de dezembro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+