Tempo
|
A+ / A-

Entrevista Bola Branca

Argel: "Everton Cebolinha era ídolo e agora é mais um"

10 mar, 2021 - 12:45 • João Fonseca

Antigo defesa de Benfica e FC Porto elogia Lucas Veríssimo, pede tempo para Everton Cebolinha e considera que Pepê tem qualidade para triunfar no Dragão.

A+ / A-

Argel, antigo defesa de FC Porto, Benfica e da seleção brasileira, recorda que Everton Cebolinha "carregava o Grémio às costas" e, passado um ano, não consegue afirmar-se na equipa principal das águias.

O ex-jogador e agora treinador falou em exclusivo a Bola Branca sobre os reforços benfiquistas Everton e Lucas Veríssimo, mas também de Pepê, que chegará ao Dragão na próxima temporada.

O agora treinador começa por avaliar a fraca prestação de Cebolinha, internacional brasileiro, que Argel considera um extremo de "grande envergadura". Como credencias tem o reconhecimento de ter "carregado o Grémio às costas, de jogar sozinho". "Era o craque e o jogador mais famoso, recorda, mas o avançado ainda não convenceu na Luz e Argel encontra algumas razões para a demora na afirmação.

"O jogador nunca saiu do país, nunca viveu na Europa e é uma adaptação. Precisa de tempo, mas o futebol não dá tempo, tem pressa. É preciso ter um pouco de calma, de tranquilidade, porque tem que construir uma carreira nova. Ele saiu como ídolo do Brasil e chega aí como mais um", explica.

O defesa-central Lucas Veríssimo é outro brasileiro no plantel encarnado, chegado no mercado de transferências de janeiro, mas que parece estar a ter uma afirmação mais rápida.

Argel, prefere travar alguma euforia, lembrando até que Luisão, referência do clube, também teve um primeiro ano complicado. O técnico fala de um defesa que vai encaixar no futebol português porque tem "agressividade e personalidade forte".

Ainda assim, é preciso "dar tempo ao tempo". O antigo internacional brasileiro acredita que Lucas pode seguir as pisadas de Luisão e equiparar-se na dimensão "ao tamanho do Benfica, porque está preparado para isso".

Lucas Veríssimo estreou-se a marcar pelas águias ao quinto jogo, um golo importante e que lhe dará "confiança e moral" dentro do balneário. Argel, avança ainda que "Tite está atento" e que jogando e bem, o central que os encarnados contrataram ao Santos pode em breve ser chamado à seleção, que "está numa fase de renovação", fazendo uma "dupla interessante" com Marquinhos, do PSG.

Pepê aprovado, mas ainda "não é Cebolinha"

A Portugal, chegará no início da próxima temporada mais um jogador do Brasil, mas desta vez para o FC Porto, o extremo Pepê, também ele oriundo do Grémio.

Argel separa as águas, colocando o reforço portista noutro patamar, "interessante e rápido", mas ainda "não é o Everton Cebolinha". O agora treinador fala de um atleta que precisa de "ser lapidado, trabalhado".

"É um jogador vertical, muito forte no um-para-um e que pode fazer uma grande temporada, porque é fantástico. Qualquer treinador do futebol mundial gostaria de contar com um jogador assim", remata o antigo defesa de FC Porto e Benfica.

Argel, de 46 anos, jogou no FC Porto em 1999, mas foi no Benfica onde teve maior destaque, entre 2001 e 2004. Venceu dois campeonatos, duas Taças de Portugal e uma Supertaça Cândido de Oliveira.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+