Tempo
|
A+ / A-

FC Porto tenta reservar "quartos" da Liga dos Campeões pela décima vez

09 mar, 2021 - 09:22 • Redação

É contra Cristiano Ronaldo que os campeões nacionais jogam o futuro na competição milionária. O FC Porto entra em campo, esta noite, a vencer por 2-1. Passagem aos quartos de final permite encaixe de 10,5 milhões de euros.

A+ / A-

Duas vezes campeão europeu (1987 e 2004), o FC Porto já esteve nove vezes nos quartos de final da Liga dos Campeões/Taça dos Campeões. Hoje tentará a décima qualificação da sua história frente à Juventus, em Turim.

O clube português com mais presenças (24) em fase de grupos da Champions, desde a sua criação em 1992, e um dos mais assíduos - apenas Real Madrid e Barcelona têm mais presenças (25), passou pelos "quartos" sempre nesta nova era, com exceção de 1987, ano em que conquistou o título em Viena.

A qualificação para a próxima fase significaria, ainda, um encaixe automático de mais 10,5 milhões de euros. Para atingir estes números é necessário eliminar a Juventus, equipa candidata a vencer o troféu e que conta com Cristiano Ronaldo como principal arma.

Será o sétimo jogo entre os dois clubes, o primeiro após uma vitória da equipa portuguesa. O marcador em Turim começa com 2-1 favorável ao FC Porto, graças ao triunfo na 1.ª mão.

Uma vantagem curta, mas uma vantagem que, desde logo, abre a porta da próxima fase aos dragões, em caso de empate. Taremi, que marcou no Dragão, assegura, no entanto, que o FC Porto entrará em campo a pensar em vencer. Se assim não for, adverte, a probabilidade de insucesso será maior.

Pepe, Corona e Grujic estão em dúvida, devido a problemas físicos, mas Sérgio Conceição recupera Mbemba. Caso Pepe e Corona tenham autorização médica, o Porto apresentar-se-á na máxima força e o treinador deverá manter o 4-4-2 habitual, com Marchesín, Manafá, Mbemba, Pepe e Zaidu; Uribe, Sérgio Oliveira, Otávio e Corona; Marega e Taremi.

Andrea Pirlo, treinador da Juventus, diz estar preparado para um Porto no seu estilo tradicional, mas também com um sistema de três defesas. Os italianos deverão apresentar-se dessa forma, ao contrário do que aconteceu no jogo da 1.ª mão. Bentancur, com Covid-19, e Danilo, a cumprir castigo, são as ausências numa equipa que, observa Sérgio Conceição estará mais fresca do que o FC Porto.

O treinador português está bem consciente da dimensão do obstáculo que tem pela frente, mas manifesta confiança num desempenho que permita à sua equipa seguir em frente na competição.

Bjorn Kuipers, holandês que esteve na despedida do Benfica da atual edição da Liga Europa, no jogo com o Arsenal, é o árbitro nomeado pela UEFA. O Juventus-FC Porto, a contar para a 2.ª mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões, é esta terça-feira às 20h00, em Turim. Jogo com relato na Renascença e acompanhamento ao minuto em rr.sapo.pt.

[notícia atualizada às 12h39, de terça-feira, com a informação sobre a indisponibilidade Bentacur]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+