Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Lars Petrov, ex-vocalista de Entombed morre aos 49 anos

08 mar, 2021 - 15:15

Lars Petrov estava doente com cancro. Carismático vocalista liderou uma das mais importantes bandas de heavy-metal da Suécia e ajudou a definir um género musical.

A+ / A-

O músico sueco Lars-Göran Petrov, que deu voz a uma das mais conhecidas bandas da "cena metal" daquele país, Entombed, morreu, aos 49 anos, vítima de cancro, anunciou esta segunda-feira o grupo Entombed A. D.

"Estamos devastados por anunciar que o nosso querido amigo Lars-Göran Petrov nos deixou. O nosso irmão, líder, vocalista, o nosso Chefe dos Anjos Rebeldes partiu noutra viagem na última noite. [...] Ele foi (é!!!) um incrível amigo, uma pessoa que tocou tanta gente. Mudou tantas vidas com a sua voz, a sua música, o seu caráter e personalidade única", anunciou nas redes sociais a banda Entombed A. D., fruto de uma separação do projeto original, em 2014, devido a diferendos legais.

A mensagem publicada pelos companheiros de banda lembra que, quando lhe perguntaram uma vez o que queria ver escrito na sua campa acerca do seu legado, respondeu: "Eu nunca vou morrer, não vai morrer nunca".

"E não morreste. Vais viver para sempre nos nossos corações", acrescentam.


⁣We are devastated to announce that our beloved friend Lars-Göran Petrov has left us.⁣⁣ ⁣⁣⁣⁣ Our brother, leader,...

Publicado por Entombed A.D. em Segunda-feira, 8 de março de 2021

Nas redes sociais, as reações de músicos e editoras foram múltiplas, desde o vocalista de Hatebreed, Jamey Jasta, que recordou Petrov como uma "lenda e uma voz poderosa", passando pelos portugueses Moonspell que agradeceram ao cantor por toda a música da sua carreira e se despediram com: "Vemo-nos do outro lado".

Também o músico e editor Stephen O"Malley endereçou as suas condolências à comunidade sueca de "death metal", enquanto os britânicos Therapy? se mostraram "incrivelmente tristes por ouvir a notícia da morte de LG Petrov".

O festival Barroselas Metalfest também assinalou a morte de Petrov, tendo o fundador da editora Earache, Digby Pearson, sublinhado, numa mensagem no Twitter, que Petrov mudou a cena musical sueca para sempre.

Os Entombed formaram-se em 1987, quando ainda se chamavam Nihilist, e vieram a afirmar-se na cena metal mundial com o álbum de estreia, intitulado "Left Hand Path", em 1990. Petrov não fazia parte da banda aquando do lançamento do sucessor, "Clandestine", em 1992, mas voltou ao grupo logo de seguida.

"Left Hand Path", descrito pela editora Earache como um dos seus discos mais vendidos de sempre, foi um dos marcos dentro do "death metal" sueco, e contribuiu para o estabelecimento de todo um género.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+