Tempo
|
A+ / A-

Brasil

Anuladas as condenações de Lula da Silva no caso "Lava-Jato"

08 mar, 2021 - 19:07

Com esta medida Lula recebe novamente os seus direitos políticos e pode, por isso, candidatar-se à presidência do Brasil.

A+ / A-

O ex-Presidente do Brasil, Lula da Silva, viu anuladas as suas condenações no âmbito do caso "Lava-Jato".

Com esta decisão Lula volta a poder gozar em pleno dos seus direitos políticos e fica livre para se poder candidatar à Presidência do Brasil nas eleições de 2022.

A decisão foi tomada pelo presidente do Supremo Tribunal do Brasil, Edson Fachin, mas não é definitiva.

Lula da Silva foi condenado em 2017 por alegadamente ter recebido luvas no contexto de umas obras efetuadas pela construtora OAS. Agora, porém, Edson Fachin concluiu que o juiz federal Sérgio Moro e o tribunal de Curitiba não eram o "juiz natural" para estes processos contra o ex-Presidente.

"Com a decisão, foram declaradas nulas todas as decisões proferidas pela 13ª Vara Federal de Curitiba e determinada a remessa dos respectivos autos para à Seção Judiciária do Distrito Federal", lê-se, no documento divulgado pelo tribunal.

O caso passa agora para as mãos do tribunal do Distrito Federal, que terá de decidir se as provas apresentadas no julgamento inicial podem ser reutilizadas, mas não existe nenhuma data para a esse novo jultamento.

[Notícia atualizada às 19h20]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Atento
    09 mar, 2021 Leça da Palmeira, Matosinhos 13:08
    Olha o "anjinho" do Lula ... esta informação da RR é de morte ... só o tribunal é que não foi o correcto ... mas ficou tudo provado ...

Destaques V+