Tempo
|
A+ / A-

The Black Mamba vencem Festival da Canção 2021

07 mar, 2021 - 00:32 • Redação

“Love is on my side” é o título da música que vai representar Portugal no Festival Eurovisão da Canção, que decorre em maio nos Países Baixos. Votação terminou empatada entre The Black Mamba e Carolinda Deslandes, mas valeu o maior número de votos do público como fator de desempate.

A+ / A-

The Black Mamba venceram esta noite a 55.ª edição do Festival da Canção, organizado pela RTP, e vão representar Portugal na Eurovisão.

“Love is on my side” é o título da música interpretada pelo grupo The Black Mamba.

Vai ser a primeira vez que Portugal apresenta uma canção integralmente em inglês ao Festival da Eurovisão, que decorre em maio nos Países Baixos.

A edição deste ano terminou com um empate pontual entre The Black Mamba e Carolina Deslandes. Valeu o fator de desempate da maior pontuação do público para o grupo liderado pelo vocalista Tatanka.

Os The Black Mamba receberam a votação máxima do público, empatando a 20 pontos com Carolina Deslandes, com a música “Por um triz”. Segundo as regras, em caso de empate, prevalece a votação do público.

A música “Medo de Sentir”, interpretada por Elisa e composta por Marta Carvalho, venceu em 2020 o Festival da Canção e deveria ter representado Portugal no Festival Eurovisão da Canção, que estava previsto para Roterdão, nos Países Baixos, mas que foi adiado um ano devido à pandemia da covid-19.

Este ano, não há risco de o concurso, que reúne representantes de 41 países, não acontecer, visto que os concorrentes vão gravar as atuações nos seus países.


As semifinais da 65.ª edição do festival Eurovisão da Canção estão marcadas para os dias 18 e 20 de maio e, a final, para o dia 22 do mesmo mês.

Portugal participou no Festival Eurovisão da Canção pela primeira vez em 1964, tendo entretanto falhado cinco edições (em 1970, 2000, 2002, 2013 e 2016).

Entre 2004 e 2007, inclusive, e em 2011, 2012, 2014, 2015 e 2019, Portugal falhou a passagem à final.

Portugal venceu pela primeira e única vez o Festival Eurovisão da Canção em 2017, com o tema “Amar pelos dois”, interpretado por Salvador Sobral e composto por Luísa Sobral. Na sequência da vitória, Lisboa acolheu, no ano seguinte, o concurso.


Classificação do Festival da Canção 2021

The Black Mamba, tema “Love is on my side” - 20 pontos

Carolina Deslandes, “Por um triz” - 20 pontos

Neev, “Dancing in the stars” - 17 pontos

Sara Afonso, “Contramão” - 13

Valéria, “Na mais profunda saudade” - 10 pontos

Karetus, “Saudade” - 10 pontos

Joana Alegre, “Joana do Mar” - 9 pontos

Eu.Clides, “Volte-Face” - 9 pontos

Pedro Gonçalves, “Não vou ficar” - 5 pontos

Fábia Maia, “Dia Lindo” – 3 pontos

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Nuno Reis Conceição
    08 mar, 2021 Rana 21:23
    O artigo em questão contém dois erros: (i) A canção interpretada pelos The Black Mamba não recebeu a votação máxima do público (mas sim 10 pontos); os 12 pontos rumaram a "Dancing in the stars", interpretada por NEEV. O empate pontual com Carolina Deslandes aconteceu pois a canção desta recebeu a pontuação máxima do júri regional (12 pts) e ficou em 3º lugar no televoto (8 pts); (ii) Com a desistência da Arménia, o número de participantes ficou reduzido a 40.
  • HO Reys Tony Reys
    08 mar, 2021 vila nova de gaia 14:29
    estamos mal a nivel do festival da cançao a RTP e uma estaçao publica desprezou a lingua DE CAMOES uma lingua que a 900 anos aprendemos a falar e a divulgar e que o um orgulho mesmo com os seus defeitos e o nosso idioma representar portugal com uma cançao em ingles e esquecer os nossos poetas e as nossas orquestras "muito desagradavel"de uma estaçao publica que recebe milhoes de €uros dos contribuintes nos faça uma partida onde o nosso edioma falado e escrita foi abandonado muita propaganda em divulgar a lingua portuguesa neste caso a RTP falhou
  • Maria
    08 mar, 2021 Palmela 12:59
    A catarina deslandes parecia o espantalho das ervilhas!
  • Maria
    08 mar, 2021 Palmela 12:51
    Lisboa vale do tejo e alentejo votaram muito mal! A cancao da catarina deslandes nao valia nada " aquilo foi so para arreliarem o andre ventura!
  • ze
    07 mar, 2021 aldeia 21:29
    Não deveria ser autorizado cantar noutra lingua, se é Portugal, a canção derveria ser em português.....mas.....parece que tudo é permitido!.
  • Joel Costa
    07 mar, 2021 Canelas - V. N. Gaia 17:54
    A canção "Love is on my side" e a " Dancing in the stars" foram na minha opinião, os dois melhores temas apresentados neste concurso.
  • Ivo Pestana
    07 mar, 2021 Funchal 14:18
    Assim em inglês, temos de partilhar o prémio com a Inglaterra, no caso de ganharmos essa eurovisão , onde vizinhos votam nos vizinhos.
  • lusitano
    07 mar, 2021 porto 14:16
    parece uma imitação, estive a ouvir os R. Stones "Time is on my side” e , pelo menos o refrão e o título, parecem mesmo um plágio. A confirmar-se será uma vergonha a somar à de não levarem a nossa Língua...a nossa Pátria como dizia F. Pessoa

Destaques V+