Tempo
|
A+ / A-

PSD

Cavaco Silva acusa poder socialista de tentar amordaçar a democracia

06 mar, 2021 - 10:52 • Eunice Lourenço

Antigo Presidente da República aproveitou a conferência de Mulheres Social-Democratas para criticar o Governo e dar conselhos ao PSD.

A+ / A-

Cavaco Silva denunciou, neste sábado, o que considera ser uma “tentativa de amordaçar a democracia pelo poder socialista”.

O ex-Presidente da República e antigo líder do PSD participou numa videoconferência organizada pelas Mulheres Social-Democratas (MSD) e fez uma intervenção de grande crítica ao Governo socialista, aproveitando também para dar alguns conselhos ao PSD.

“É chocante o sentido de impunidade que erradia de algumas atitudes do atual Governo”, disse Cavaco Silva, pedindo às mulheres do seu partido para estarem atentas “à deterioração da qualidade do sistema democrático”.

Entre os vários exemplos que deu de sinais que considera que mostram que Portugal pode estar a viver uma “democracia amordaçada” está o caso da nomeação do procurador europeu e as não reconduções do presidente do Tribunal de Contas e da procuradora-geral da República.

“As mulheres social-democratas devem estar atentas, não só à crise sanitária, à crise social e económica que o país atravessa, mas também à deterioração da qualidade da nossa democracia. É surpreendente a frequência com que ouvimos e lemos notícias que nos deixam uma certa ideia de que o país se encontra numa situação de democracia amordaçada”, afirmou Cavaco Silva.

O antigo Presidente começou a sua intervenção por destacar os desafios que a pandemia coloca e apontar “erros e omissões” do poder socialista. Pelo meio, deixou um elogio ao deputado social-democrata Ricardo Baptista Leite.

“Respira-se um sentimento de resignação relativamente às autoridades responsáveis pela gestão da crise pandémica, mas não podemos deixar de sentir uma certa vergonha ao ver Portugal como recordista mundial por número de mortes por milhão de habitantes como aconteceu há poucas semanas”, disse Cavaco, que vê um sinal de esperança no processo de vacinação que considerar estar a “correr bem”.

O antigo líder social-democrata disse ainda que o empobrecimento relativo de Portugal está a ser “deliberadamente escondido”, considera “triste” que esteja a ser ultrapassado pelos países de Leste e receia que o país seja nos próximos anos o ultimo dos 19 países da zona euro.

Para inverter este caminho, Cavaco Silva diz que é preciso uma mudança para um governo liderado pelo PSD. Mas, continuou, para isso é preciso ter uma estratégia que passa, antes de mais, pela identificação do adversário. E o adversário é o poder socialista e só ele, pelo que o PSD não deve “desperdiçar esforços” em relação a qualquer outro partido. Por isso, também deixou o conselho às mulheres do PSD para que não respondam “a uma única pergunta que lhes seja dirigida sobre outros partidos, quaisquer que sejam”.

A “Academia de Formação Política para Mulheres” do PSD decorre durante todo o dia, é transmitida pelas redes sociais do partido e será encerrada pelo presidente do PSD, Rui Rio.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Vasconcelos
    14 mai, 2021 Luanda 16:57
    Este Senhor, se estivesse calado só lhe ficava bem; Ponha um espelho á sua frente e depois que comente, enquanto foi Ministro e Presidente, fez muitíssimas coisas mal - Desajustadas sempre contra os que não tinham e não tem voz, é bastante deselegante fazer criticas de forma incorreta.
  • João
    14 abr, 2021 Viseu 13:30
    Agostinho de Hipona (354-430): «Um Estado que não se regesse segundo a justiça, reduzir-se-ia a um bando de ladrões».
  • José J C Cruz Pinto
    09 mar, 2021 ÍLHAVO 13:11
    E agora - hoje mesmo, acabadinho de fresco - depois de ouvir e levar das boas no Parlamento duas vezes, e de pessoas diferentes (embora fingindo que dormia) fez o quê? Ressabiado (e - novidade - mal-criado até, salvo melhor explicação), retirou-se sem cumprimentar o Presidente... Palavras mais para quê?
  • José J C Cruz Pinto
    09 mar, 2021 ILHAVO 05:46
    E a incongruência com o que disse e fez enquanto tivemos que o aturar diz tudo o resto. Para nos lembrarmos, não precisamos (nem queremos) os livros das suas "memórias". Chega assim?
  • José J C Cruz Pinto
    06 mar, 2021 ILHAVO 19:09
    A única coisa digna de nota na notícia e nos factos é a fotografia. O ar e o gesto da pessoa dizem tudo.
  • Manuel
    06 mar, 2021 Moura 18:32
    O que é que este Sr. quer ? foi só pior Presidente que passou pelo Palácio de Belém desde o 25 de Abril !
  • Maria Oliveira
    06 mar, 2021 Lisboa 16:40
    Tem toda a razão o Prof. Cavaco Silva.
  • João Almeida Lopes
    06 mar, 2021 Viseu 15:31
    Os "irmãos" comunistas, bloquistas e socialistas querem tomar conta do País e não olham a meios para atingir os fins!
  • FERO GRAD
    06 mar, 2021 lax 13:48
    nao pior do que nos deixas-te durante tantos anos que estives-te no poleiro sera muito dificil.

Destaques V+