Tempo
|
A+ / A-

Papa no Iraque. "É um dever visitar esta terra martirizada"

05 mar, 2021 - 11:00

O Papa Francisco acaba de aterrar no Iraque. É a primeira vez que um Papa visita o país e será das viagens mais importantes do seu pontificado.

A+ / A-
As primeiras imagens da visita histórica do Papa ao Iraque
As primeiras imagens da visita histórica do Papa ao Iraque

O Papa Francisco aterrou esta sexta-feira de manhã no Iraque. A chegada estava prevista para as 11h00, hora de Lisboa, e foi precisamente a essa hora que o avião que transporta o Papa acabou de rolar na pista do aeroporto em Bagdad.

Francisco dá assim início a uma das visitas mais importantes do seu pontificado, e das mais arriscadas, e cumpre um sonho de mais de duas décadas. Foi em 1999 que foi anunciada a primeira visita de um Papa ao Iraque, na altura de João Paulo II, mas esta acabou frustrada por falta de entendimento entre o Vaticano e o regime de Saddam Hussein. Há mais de 20 anos, por isso, que os cristãos do Iraque aguardam uma visita do Papa.

O Papa recebeu diversos avisos para não fazer esta viagem, por causa dos problemas de segurança e também da pandemia, mas insistiu que queria visitar o povo iraquiano, como tinha prometido fazer.

A bordo do voo que o levou de Roma a Bagdad, o Papa Francisco não escondeu a sua alegria em retomar as viagens apostólicas e cumprimentou os repórteres a bordo.

"Estou feliz em retomar as viagens", declarou Francisco nestas declarações aos jornalistas que acompanham uma viagem histórica.

O Papa considera que esta visita "é um dever rumo a uma terra martirizada por tantos anos" de guerras, terrorismo e conflitos sangrentos.

O Santo Padre fez questão de, protegido com máscara e cumprindo as normas anti-covid, saudar todos os jornalistas e profissionais a bordo. "Não quero ficar longe, vou passar para cumprimentá-los mais de perto", sublinhou, agradecendo a "companhia".

Durante a viagem, o Santo Padre também recebeu o prémio "Maria Grazia Cutuli" pelo seu papel de "enviado especial" em nome da fé, da fraternidade e da paz.

A viagem terá a duração de quatro dias e inclui vários momentos com os cristãos do Iraque, que têm sido duramente perseguidos ao longo das últimas décadas, bem como momentos de diálogo inter-religioso, incluindo um encontro a sós com o líder supremo dos xiitas no Iraque, o Ayatollah Ali al-Sistani.

Francisco visita Bagdad e também a região autónoma do Curdistão Iraquiano e o seu programa inclui uma ida a Qaraqosh, a maior cidade inteiramente cristã do Iraque.

À chegada ao aeroporto o Papa foi recebido pelo primeiro-ministro Mustafa al-Kadhimi, com quem conversou em privado durante alguns minutos.

Depois das cerimónias protocolares no aeroporto, Francisco será recebido no Palácio Presidencial de Bagdad, onde se encontrará com o Presidente em privado.

Às 12h45, hora de Portugal continental, Francisco terá ainda um encontro com as autoridades, representantes da sociedade civil e corpo diplomático no Iraque, ainda no palácio presidencial, e o programa desta sexta-feira termina com um encontro com bispos, padres, religiosos, religiosas, seminaristas e catequistas na catedral siro-católica de Nossa Senhora da Salvação, um lugar simbólico, que foi palco de um massacre de cristãos durante uma liturgia, em 2010. Esse encontro está marcado para as 13h45.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Maria Oliveira
    05 mar, 2021 Lisboa 11:44
    Tem altíssimo significado esta visita do Santo Padre ao Iraque. Que Deus o proteja.

Destaques V+