Tempo
|
A+ / A-

FC Porto

Covid não pode provocar cansaço mental a futebolistas e treinadores, defende Conceição

05 mar, 2021 - 12:58 • Redação

"As pessoas que estão doentes, familiares dessas pessoas, tanta gente com dificuldades em pagar contas ao fim do mês. Aí é preciso força mental", afirma o treinador do FC Porto.

A+ / A-

Veja também:


Sérgio Conceição não admite que os seus jogadores apresentem qualquer cansaço mental decorrente dos efeitos da pandemia de Covid-19. O treinador sustenta que o futebol profissional é um setor privilegiado e "quem tiver cansaço mental não pode representar um clube como o FC Porto".

Cansaço mental, sustenta, sentem "as pessoas que estão doentes, familiares dessas pessoas e que perdem pessoas, tanta gente com dificuldades em pagar as contas ao fim do mês, alguns até para comer".

"Aí é preciso força mental para não se quebrar. Agora, nós? Futebolistas, treinadores, dirigentes, com uma vida fantástica, com o privilégio de fazer aquilo que gostamos, pagos e bem pago pagos?", questiona para concluir que nestes casos tem "dificuldade em entender esse cansaço mental".

"Nesta época em que se fala tanto em Covid e dos problemas desta pandemia, até no futebol, esse cansaço mental, para mim, [no futebol] não existe", reforça o técnico portista, durante a conferência de imprensa de antevisão do jogo com o Gil Vicente.

"Quem tiver cansaço mental não pode jogar no Porto"

Sérgio dá o exemplo do FC Porto, em que em qualquer viagem há um "charter" exclusivo para a equipa. "Temos sempre um autocarro só para nós, à nossa espera, ficamos em hotéis de topo. Estamos a jogar num clube que nos permite estar na melhor competição de clubes do mundo, a Liga dos Campeões. Quem tiver cansaço mental não pode representar um clube como o Porto", sustenta.

Noutro plano, há o cansaço físico e esse o treinador admite. "Fisicamente é terrível, porque é um calendário anormal", argumenta, voltando a um assunto que tem visitado durante toda a época.

O Porto experimenta desde o início uma densidade de jogos que limita a equipa, as escolhas e potencia lesões. No jogo com o Braga, Pepe jogou com limitações e Sérgio Oliveira não foi titular, pelas mesmas razões.

O treinador compreende, mas já não aceita que "aqueles que entram e têm menos minutos" não tenham capacidade para dar a resposta pretendido por cansaço mental. "Estão mais frescos e têm de estar no máximo, principalmente nessa força mental", remata.

Os campeões nacionais perderam com o Braga e foram eliminados da Taça de Portugal. O próximo jogo é com o Gil Vicente, este sábado, para a jornada 22 do campeonato. Os dragões estão em terceiro lugar, a 10 pontos do primeiro, o Sporting, e a um do Braga, que é segundo classificado.

Apesar da diferença, Sérgio Conceição mantém a sua equipa na luta pelo título. O encontro com o Gil Vicente, em que não participará Mbemba, lesionado, é às 20h45. Jogo com relato na Renascença e acompanhamento ao minuto em rr.sapo.pt.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+