Tempo
|
A+ / A-

Alcanena

Incêndio destruiu fábrica de produtos químicos distinguida com o PME Líder

05 mar, 2021 - 02:08 • Lusa

Alerta foi dado às 17h36 e as chamas só foram dadas como extintas às 22h20.

A+ / A-

Um incêndio destruiu uma fábrica de produtos químicos, em Moitas Vendas, Alcanena (Santarém), disse à Lusa fonte da proteção civil.

Segundo o Comando Distrital de Operações de Socorro de Santarém, o incêndio deflagrou às 17h36 de quinta-feira, tendo tomado por completo a unidade fabril, não havendo registo de qualquer vítima.

O incêndio foi combatido por 76 bombeiros apoiados por 26 viaturas, adiantou.

O vereador da Câmara de Alcanena Hugo Santarém disse à Lusa que o incêndio terá tido origem numa ignição acidental junto a uma barrica, tendo a propagação das chamas sido “muito rápida”.

Segundo o autarca, a empresa acionou de imediato os mecanismos de emergência existentes na unidade, sem, contudo, conseguir controlar as chamas, dada a sua rápida propagação.

Os 14 funcionários da unidade abandonaram as instalações, tendo ainda conseguido retirar algumas viaturas, mas não todas, adiantou.

Hugo Santarém afirmou que a fábrica da Prodyalca, que se dedica à conceção e desenvolvimento, fabricação e comercialização de produtos químicos, é uma unidade moderna, que venceu em 2020 o prémio PME Líder e que “é uma referência no mercado”.

A unidade, que ficou completamente destruída, “tinha todos os mecanismos” para evitar um eventual problema ambiental, nomeadamente tanques de contenção, disse, adiantando que o combate realizado pelos bombeiros teve em conta o tipo de materiais existentes na unidade.

O autarca realçou que as corporações estão treinadas neste tipo de intervenção, tendo em conta as indústrias existentes na zona.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+