Tempo
|
A+ / A-

Coronavírus

Covid-19. O caminho é "longo", mas Portugal já administrou um milhão de vacinas

05 mar, 2021 - 20:08 • Redação com Lusa

Atualmente, o ritmo de vacinação ronda cerca de quatro mil doses por dia. “Para conseguirmos atingir as mais de 16 milhões de vacinas que queremos dar, obviamente que o ritmo vai ter de ser maior", referiu o secretário de Estado da Saúde.

A+ / A-

Veja também:


Portugal ultrapassou um milhão de vacinas contra a Covid-19 administradas, uma marca que o secretário de Estado da Saúde descreveu como significativa e o início de um caminho que ainda é longo.

“É um marco significativo, mas não deixa de ser ainda o início de um caminho que ainda é bastante longo”, afirmou Diogo Serras Lopes.

Entre o milhão de vacinas, 284 mil foram segundas doses e as restantes 716 mil foram primeiras inoculações.

Em declarações aos jornalistas, o secretário de Estado, que assistiu ao momento, referiu que o ritmo do processo de vacinação ronda, atualmente, cerca de quatro mil doses por dia.

“Para conseguirmos atingir as mais de 16 milhões de vacinas que queremos dar, obviamente que o ritmo vai ter de ser maior. Isso implica que espaços como este tenham de ser ampliados e vai implicar, certamente, outras respostas”, afirmou, assegurando que a falta de capacidade nunca será um limite.

O único limite, acrescentou Diogo Serras Lopes, é o número ainda insuficiente de vacinas disponíveis e as limitações associadas à vacina da AstraZeneca que, de acordo com a orientação da Direção-Geral da Saúde (DGS), dever ser preferencialmente utilizada para pessoas até aos 65 anos de idade.

“Isto significa que há um escalão etário que tem menos capacidade de ser vacinado, porque não há vacinas suficientes disponíveis”, explicou, afirmando também que essa orientação poderá também ser revista quando houver mais dados sobre a vacina.

O momento em que foi administrada a milionésima vacina contra a Covid-19 foi protagonizado por Suzete, 90 anos, que em frente a dezenas de jornalistas recebeu hoje a segunda dose no Pavilhão Desportivo da Ajuda, em Lisboa.

Com as duas doses já tomadas, fica agora mais descansada. “Eu também tenho tido muito cuidado e faço tudo à risca, como mandam. Se tenho a oportunidade de ficar em casa, fico em casa”, contou, acrescentando, por outro lado, que não pensou duas vezes quando a chamaram para ser vacinada.

O processo de vacinação contra a Covid-19 arrancou no final do ano passado, em 27 de dezembro, chegando primeiro aos profissionais de Saúde, das forças armadas e de segurança, e aos profissionais e utentes de lares de idosos.

A partir de fevereiro, foram incluídas as pessoas com 80 ou mais anos de idade e aquelas a partir dos 50 anos com patologias mais graves.

A pandemia de Covid-19 provocou, pelo menos, 2.570.291 mortos no mundo, resultantes de mais de 115,5 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 16.486 pessoas dos 808.405 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Observador
    06 mar, 2021 Portugal 11:36
    Ora, ora. Três meses depois do inicio da Vacinação, nem 5% da população está vacinada, e o grosso da vacinação tem ido para os "velhinhos dos lares" ou seja, inativos retirados que seria fácil manter em confinamento rigoroso, enquanto 95% da população onde estão os ativos que vão mantendo o País à tona de água, continuam por vacinar. É isto um sucesso? No País com mais sucesso (Israel) começou-se pelos ministros principais, estado-maior, medicos, enfermeiros e pessoal de emergências, Exercito -naquele País tinha de ser - e depois população ativa. A população idosa já inativa observou um rigoroso isolamento. Cá, foi ao contrário.

Destaques V+