Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19

Dinamarca estende uso de vacina da AstraZeneca a maiores de 65 anos

05 mar, 2021 - 11:18 • Lusa

Até agora, Copenhaga não havia recomendado esta vacina para pessoas com mais de 65 anos, argumentando que os dados científicos do laboratório anglo-sueco eram insuficientes.

A+ / A-

Veja também:


As autoridades de saúde dinamarquesas, seguindo os passos de vários países da União Europeia, estenderam, esta sexta-feira, aos maiores de 65 anos a recomendação de utilização da vacina contra a Covid-19 da AstraZeneca/Oxford, com base num estudo escocês.

Até agora, Copenhaga não havia recomendado esta vacina para pessoas com mais de 65 anos, argumentando que os dados científicos do laboratório anglo-sueco eram insuficientes.

"Os resultados escoceses são positivos. Eles mostram uma diminuição acentuada do risco de hospitalização ligada à Covid-19, também em idosos", adiantou uma responsável da Agência Nacional de Saúde Sundhedsstyrelsen, Bolette Søborg, citada num comunicado.

"As dúvidas estavam a surgir a partir dos dados limitados obtidos em estudos de aprovação de vacinas. E, agora, está confirmada em grande escala" a sua eficácia nos mais idosos, disse a responsável.

A França e a Alemanha também já estenderam a vacina AstraZeneca a pessoas com mais de 65 anos.

Na Dinamarca, país da UE onde a campanha de vacinação se encontra entre as mais avançadas, 3,2% dos 5,8 milhões de habitantes estão totalmente vacinados e 8,3% receberam a primeira dose.

O país espera ter vacinado toda a sua população adulta até ao final de junho.

A pandemia de Covid-19 provocou, pelo menos, 2.560.789 mortos no mundo, resultantes de mais de 115,1 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+