Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Fórmula 1

Presença de público no GP de Portugal é ainda uma incógnita

05 mar, 2021 - 12:45 • João Paulo Ribeiro

Paulo Pinheiro, administrador do Autódromo Internacional do Algarve, considera que a organização de 2020 foi fundamental para a decisão da Fórmula 1. O GP de Portugal realiza-se a 2 de maio.

A+ / A-

Veja também:


Portugal recebe, pelo segundo ano consecutivo, um Grande Prémio de Fórmula 1, mas ainda sem uma definição sobre a presença de público nas bancadas do Autódromo Internacional do Algarve (AIA).

Logo após a confirmação oficial da realização da corrida, a 2 de maio, Paulo Pinheiro, administrador do circuito, explicou, em entrevista à Renascença, que é necessário aguardar pela evolução da pandemia de Covid-19 para tomar uma decisão.

"Vamos esperar que a situação pandémica evolua de forma positiva em Portugal e na Europa, e que nos permita ter público, em condições de segurança. Vamos analisando a situação passo a passo e mais perto da data da prova, decidir, de forma consciente, o que é melhor para todos nós. Em primeiro lugar estará, sempre, a saúde pública", afirma.

O diretor-executivo da Fórmula 1, Stefano Domenicali, manifesta a esperança de "receber os fãs em Portimão de forma segura". "Estamos a trabalhar os detalhes do plano com o promotor", anota, numa declaração publicada no site oficial da competição.

Em outubro passado, 27 mil pessoas deslocaram-se ao Autódromo Internacional do Algarve e as imagens do evento causaram polémica. Em determinados casos não foram observadas as regras básicas de prevenção de transmissão da Covid-19.

A descida de novos casos de Covid-19, verificada nas últimas semanas em Portugal, sustentou a decisão da Fórmula 1 em selecionar Portimão para preencher a vaga em aberto no calendário.

Com ou sem público, Paulo Pinheiro destaca que "há sempre um volume de turismo assegurado pela própria organização, pela dimensão do evento e pela sua exposição mediática".

"Obviamente que, havendo público, o impacto económico é exponencialmente diferente. Mas é prematuro falar disso porque faltam cerca de dois meses para a prova. A evolução no último mês e meio tem sido muito positiva e vamos esperar que assim continue", deseja.

"Organização de 2020 fez a diferença"

O administrador do AIA acrescenta que o exemplo do ano passado contribui de forma decisiva para esta nova adjudicação. Paulo Pinheiro considera que “a organização de 2020 fez a diferença para que Portimão voltasse ao calendário da Fórmula 1 em 2021”. "No ano passado, montámos a prova em três meses, algo que nunca tinha sido feito. Foi algo único que deixou toda a gente impressionada", salienta, nesta entrevista a Bola Branca.

"Este retorno era natural", sublinha, esperando que este ano "a prova seja ainda melhor do que a do ano passado".

Uma volta ao volante de um Fórmula 1 no circuito de Portimão
Uma volta ao volante de um Fórmula 1 no circuito de Portimão

"Pilotos, equipas, jornalistas adoraram o circuito, a infraestrutura. Correu tudo bem, portanto, este era o retorno natural. As outras questões que não tinham ver com a estrutura e com a organização foram ultrapassadas e conseguimos obter com compromisso satisfatório para todos", anota.

O GP de Portugal, em Portimão, decorrerá entre 30 abril e 2 de maio. Será a terceira prova do Mundial de Fórmula 1, que arranca a 28 de março no Bahrein.

O nosso país entra pela segunda vez consecutiva no calendário da temporada, depois do regresso em 2020, a seguir a 25 anos de ausência.

Em Outubro passado, o circuito do Algarve consagrou Lewis Hamilton. O inglês chegou à 92.ª vitória da carreira e tornou-se no piloto mais vitorioso da história da Fórmula 1, à frente do alemão Michael Schumacher.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+