Tempo
|
Euranet
Decidir Europa
Todas as semanas, um convidado especial fala sobre os grandes temas da Europa e do mundo no programa "Decidir Europa", com edição do jornalista José Bastos.
A+ / A-
Arquivo
Decidir Europa - Gonçalo Byrne e a Arquitetura - 05/03/2021
Foto: Cristina Menezes

Decidir Europa

Gonçalo Byrne e a Arquitetura

05 mar, 2021 • Pedro Mesquita


O presidente da Ordem dos Arquitetos projeta o futuro da Arquitetura em Portugal, à luz das necessidades geradas pela pandemia e da "cascata financeira” que chegará de Bruxelas para a construção, ou recuperação, de milhares habitações nos próximos cinco anos.

O Plano de Recuperação e Resiliência, proposto pelo Governo, prevê dinheiro como nunca se viu para a habitação, em Portugal.

São 1,6 mil milhões de euros para relançar e reorientar as políticas de habitação.

Se tudo correr bem, e a bazuca acertar no alvo, os milhões da União Europeia devem financiar a construção, ou recuperação de 26 mil casas - a fundo perdido - até 2026.

Num Portugal perfeito, será o suficiente para fazer muito mais do que obras de fachada. Permitirá construir e reabilitar habitações, e os espaços envolventes, a pensar num aproveitamento mais eficaz dos recursos ambientais, procurando as soluções mais ecológicas.

Casas, certamente inspiradas, nas necessidades que a pandemia antecipou e a obrigar a dividir o espaço de cada família por áreas de convívio, mas também de teletrabalho.

É todo esse esboço que fazemos neste "Decidir Europa", sentados ao estirador com Gonçalo Byrne, o presidente da Ordem dos Arquitetos.

Este conteúdo é feito no âmbito da parceria Renascença/Euranet Plus – Rede Europeia de Rádios. Veja todos os conteúdos Renascença/Euranet Plus

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.