Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Festivais de música

"A espera vai valer a pena". Rock in Rio adiado para 2022

04 mar, 2021 - 21:35 • André Rodrigues

Organização justifica a decisão com o facto de o país se encontrar, ainda, em estado de emergência, “e sem garantias de que, em junho, estejam reunidas as condições para realizarmos o festival no seu modelo original”. Evento vai decorrer nos dias 18, 19, 25 e 26 de junho de 2022.

A+ / A-

O festival Rock in Rio (RiR) Lisboa vai ser adiado para os dois últimos fins de semana de junho de 2022, informou esta quinta-feira a organização.

Em comunicado, a vice-presidente executiva do RiR, Roberta Medina, informa que a próxima edição vai acontecer nos dias “18, 19, 25 e 26 de junho de 2022”, decisão que é justificada com o facto de o país se encontrar, ainda, em estado de emergência, em virtude da pandemia de Covid-19, “e sem garantias de que, em junho, estejam reunidas as condições para realizarmos o festival no seu modelo original”.

O adiamento, reconhece Roberta Medina, vai ter impactos para a economia relacionada com a logística do evento.

Nesta fase, “estaríamos a preparar a entrada de materiais e fornecedores no Parque da Bela Vista para dar início à construção de mais uma Cidade do Rock, impactando diretamente mais de 17.600 pessoas e mais de 370 empresas que trabalham” para realizar o festival que, segundo as estimativas da organização, “atrairia para o país cerca de 20 mil turistas, geraria um impacto positivo para a economia superior a 70 milhões de euros e conectaria com energia, esperança e alegria mais de 5,8 milhões de pessoas através da música e do entretenimento”.

Roberta Medina admite que, ao longo do último ano, foram estudados vários cenários “que permitissem desfrutar do maior evento de música e entretenimento do mundo ainda este ano”, mas “a saúde e a segurança do público são a nossa principal preocupação”.

“Também nós sonhámos com um 2021 mais livre e continuamos a acreditar que, este verão, ainda poderemos sair à rua de mãos dadas. Mas, para isso, não podemos relaxar já. É preciso um último esforço, de cada um de nós”, acrescenta Roberta Medina.

Bilhetes continuam válidos para 2022

A vice-presidente executiva do RiR garante, por outro lado, que “os bilhetes já adquiridos se mantêm automaticamente válidos para a próxima edição” e que, em breve serão partilhadas “mais informações dirigidas aos portadores de bilhetes, assim como novidades relativas ao cartaz”.

Quando o RiR regressar, em 2022, “quatro anos terão passado desde a última edição e três anos desde a festa épica na Torre de Belém”, recorda Roberta Medina, ao mesmo tempo que garante, mesmo em “clima de incerteza”, que “a espera vai valer a pena”.

Na última edição, em junho de 2018, os quatro dias do RiR Lisboa levaram ao Parque da Belavista 278 mil pessoas.

Adiada edição brasileira do Rock in Rio

Além de adiar a 9.ª edição do Rock in Rio Lisboa, a organização do evento confirma também o “adiamento da edição do Brasil para o próximo ano”.

Em comunicado, a equipa explica que “devido ao cenário de incerteza que se vive a nível mundial, provocado pela pandemia, e uma vez que se aproxima a data de início de montagens do festival” no Brasil, optaram por passar o festival do Brasil para os dias de 2, 3,4, 8, 9, 10 e 11 de setembro de 2022.

Estava previsto no Rio de Janeiro o festival decorrer ainda este ano em setembro. Segundo a organização, nos bastidores da edição brasileira participam 28 mil pessoas e o festival conta com 700 mil pessoas no público. Trata-se de “preservar vidas, neste momento”, explica Roberta Medina, a presidente e idealizadora do Rock in Rio que espera que “em setembro de 2022” o publico possa voltar a estar junto “para o melhor Rock in Rio de todos os tempos”

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+