Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Bispos portugueses reúnem-se a 11 de março

04 mar, 2021 - 09:49 • Henrique Cunha

O Conselho Permanente da CEP estava agendado para terça-feira, 9, mas foi alterado para a data em que o primeiro-ministro apresenta o plano de confinamento.

A+ / A-

O Conselho Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) volta a reunir daqui a uma semana, na quinta-feira, dia 11.

O acordo estava agendado para terça-feira, 9, mas, apurou a Renascença, motivos de agenda de alguns bispos levaram ao adiamento da reunião para 11.

O encontro, marcado para as 14h30, irá decorrer via Zoom e, no final, serão dados a conhecer através de “comunicado os assuntos tratados na reunião”, como disse à Renascença o secretário e porta-voz da CEP, padre Manuel Barbosa.

Na última reunião do Conselho Permanente, a 22 de fevereiro, os bispos portugueses admitiram que na reunião da próxima quinta-feira seja possível “tomar orientações, em diálogo com as autoridades de saúde e de governo”, relativamente às celebrações com fiéis.

Na ocasião, a nota da CEP revelava que a Igreja acompanha “atentamente a situação da pandemia e confinamento geral, esperando que continue a evoluir favoravelmente para que seja possível retomar as celebrações presenciais nas comunidades cristãs”.

A CEP decidiu suspender a celebração “pública” da eucaristia a partir de 23 de janeiro de 2021, na sequência do novo confinamento geral.

Na altura, foi também determinada, através de comunicado, "a suspensão de catequeses e outras atividades pastorais que impliquem contacto, até novas orientações”.

Para o dia em que o Conselho Permanente realiza a sua reunião está também prevista a apresentação do plano de desconfinamento do Governo. Foi o próprio primeiro-ministro, António Costa que a 26 de fevereiro garantiu que esse plano que será “gradual, progressivo e diferenciado em função de setores e atividade e, porventura, de localizações”, será divulgado a 11 de Março.

Para além da questão relativa às missas com fiéis, o Conselho Permanente da CEP da próxima semana deverá concluir os trabalhos de preparação da Assembleia Plenária, marcada para 12 e 13 de abril.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+