Tempo
|
A+ / A-

Brasil desarticula grupo de tráfico de drogas para Portugal

04 mar, 2021 - 23:33 • Lusa

Os investigados serão indiciados pelos crimes de organização criminosa e tráfico internacional de drogas.

A+ / A-

A Polícia Federal (PF) brasileira desarticulou, esta quinta-feira, uma organização criminosa estabelecida no estado da Bahia, especializada no tráfico internacional de drogas para a Europa e cujo destino era, na sua maioria, Lisboa.

Mais de 50 polícias federais deram cumprimento a cinco mandados de prisão - duas preventivas e três temporárias - e a 14 mandados de busca e apreensão, expedidos pela 2.ª Vara Federal da Secção Judiciária de Salvador.

Em causa está a operação Ikaro II, segunda fase da operação Ikaro, desencadeada nas cidades de Salvador, Lauro de Freitas e Porto Seguro, na Bahia, e em Ponta Porã, no estado do Mato Grosso do Sul, na fronteira com o Paraguai.

De acordo com a PF, o "modus operandi" do grupo era a cooptação de "mulas" (nome dado a pessoas usadas por traficantes para transportar droga) para realização do transporte em voos comerciais para a Europa, e que, geralmente, escondiam os estupefacientes nas bagagens.

Nesse sentido, entre janeiro e fevereiro do ano passado, as autoridades brasileiras realizaram sete detenções em flagrante nos aeroportos internacionais Luís Eduardo Magalhães, em Salvador, e no Galeão, no Rio de Janeiro.

"Na maioria dos casos, tratava-se de casais que tentavam transportar cocaína para Lisboa, Portugal, de forma oculta em suas malas", explicou a PF em comunicado.

"A semelhança do modo de atuação e das circunstâncias levaram à identificação do envolvimento de uma mesma organização criminosa em todos os casos, cujos integrantes estão a ser alvo das medidas judiciais cumpridas na presente data", acrescentou a polícia.

Segundo as autoridades, os investigados serão indiciados pelos crimes de organização criminosa e tráfico internacional de drogas.

A Justiça Federal brasileira também determinou o bloqueio de valores depositados em contas bancárias em nome de 11 pessoas investigadas.

Apesar de não ter produção própria de cocaína, o Brasil é um dos principais pontos de passagem da droga proveniente de outros países da América Latina, com destino à Europa, e Portugal tem-se tornado numa das portas de embarque de estupefacientes para o continente europeu.

Na terça-feira, o ministro das Relações Exteriores do Brasil disse à Lusa que tem como prioridade aumentar a cooperação com a Europa contra o narcotráfico, mas recusou que o país seja o problema das rotas para o continente europeu.

Questionado sobre a recente apreensão, na Bahia, de mais de 500 quilogramas de cocaína na fuselagem de um jato privado com destino a Portugal, cuja lista de passageiros integrava João Loureiro, antigo presidente do Boavista, o ministro Ernesto Araújo salientou que também a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) deve fazer um maior esforço conjunto no combate ao crime organizado.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+