Tempo
|
A+ / A-

Sismo sentido na Nova Zelândia. Alerta de tsunami já foi levantado

04 mar, 2021 - 14:42 • Hélio Carvalho

Ao longo da madrugada, as autoridades foram emitindo vários alertas. A atividade marítima já se intensificou na sequência de um terramoto de 6,9 de magnitude na escala de Richter, no Oceano Pacífico. Alerta de tsunami foi entretanto levantado.

A+ / A-

Um sismo no Oceano Pacífico provocou esta quinta-feira um alerta de tsunami na Ilha do Norte, na Nova Zelândia. Não há registo de feridos ou mortos, com a Agência Nacional de Gestão de Emergências a emitir vários alertas nas redes sociais e em alertas por telemóvel.

Pouco mais de uma hora depois do primeiro alerta, a agência afirmou que já não existia risco de inundações e que as pessoas podiam regressar às suas casas. Com base nos conselhos científicos e nos dados da costa, já não existe a ameaça de inundação", disse a agência, no Twitter.

O primeiro alerta surgiu às 2h27 da madrugada do dia 5 de março (a hora na Nova Zelândia é 13 horas mais adiantada que a hora de Lisboa), quando foi detetado um sismo de magnitude 6,9 na escala de Richter, a 180 quilómetros a Este da cidade de Gisborne e a dez quilómetros de profundidade. Inicialmente, o Centro Pacífico de Avisos de Tsunamis tinha registado o sismo como sendo de 7,3 na escala de Richter.

Segundo o centro, as ondas podiam chegar a uma área até 300 quilómetros de distância do epicentro. Os primeiros registos de atividade marítima mais intensa, devido ao terramoto, chegaram às 3h34 da manhã.

As autoridades chegaram a pedir às pessoas entre o Cabo Runaway e a Baía de Tolaga para se deslocarem o mais longe possível da costa “imediatamente”, e para locais elevados em relação ao mar. Habitantes de várias localidades afirmaram nas redes sociais que acordaram com os tremores de terra nas suas casas, mas não há registos de feridos ou sequer danos materiais.

Apesar de não haver risco de inundações, as autoridades continuam a alertar para ondas fortes e pediu aos habitantes para evitarem ir à água.

[Notícia atualizada às 16h55]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+