Tempo
|
A+ / A-

Plano de Recuperação e Resiliência

Portugal negoceia capitalização das empresas com Bruxelas, diz ministro da Economia

03 mar, 2021 - 21:12 • Lusa

Durante uma conferência 'online' organizada pela Fundação de Serralves, Pedro Siza Vieira disse estar em negociações com a Comissão Europeia para permitir que os apoios ajudem as empresas a recuperar capitais próprios para que saiam da crise "de uma forma mais vigorosa".

A+ / A-

O ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, disse esta quarta-feira que estava em negociações com a vice-presidente da Comissão Europeia para adequar os apoios para ajudar as empresas a recuperar capitais próprios.

“Estou em discussões com a vice-presidente da Comissão Europeia, Margrethe Vestager, no sentido de adequarmos o quadro temporário de auxílios de Estado para encontrarmos instrumentos de capitalização, instrumentos híbridos”, com o objetivo de “ajudar as empresas a recuperar capitais próprios e sair da crise de uma forma mais vigorosa. Se não o fizermos, não vamos ter capacidade de resposta por parte do tecido empresarial às muitas necessidades de investimento” que se aproximam, disse o governante, durante a conferência 'online' Conversas com Serralves.

No debate, focado no Plano de Recuperação e Resiliência, o governante, questionado sobre a alocação dos fundos europeus, maioritariamente ao setor público, disse que era “uma questão legítima”.

“Com a necessidade de em 2030 reduzir as emissões, só o podemos fazer investindo no setor dos transportes”, indicou, salientando que serão as empresas a executar estas atividades.

O ministro referiu que a União Europeia pretende que “este envelope financeiro seja de estímulo económico imediato”, mas alertando que “não deve ser despendido de qualquer forma” e sim investido em eixos estratégicos, como a descarbonização e eficiência energética.

Siza Vieira comentou ainda que este tipo de projetos permite alocar verbas às grandes empresas, que irão liderar estas atividades no futuro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+