Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Tóquio 2020

Comité Olímpico Internacional pede ajuda a Marcelo para vacinar missão portuguesa

03 mar, 2021 - 11:44 • Lusa

Presidente do COI, Thomas Bach, reitera o apelo já feito pelo comité português às autoridades de saúde e ao Governo.

A+ / A-

O presidente do Comité Olímpico Internacional (COI) escreveu uma carta a Marcelo Rebelo de Sousa para que influencie o Governo na vacinação da Missão de Portugal aos Jogos Olímpicos de Tóquio, revelou, esta quarta-feira, o Comité Olímpico de Portugal (COP).

Em comunicado, o COP deu conta de que Thomas Bach se dirigiu ao Presidente da República “no sentido de solicitar a sua ação junto do Governo, de modo a que a Missão Olímpica aos Jogos Olímpicos Tóquio 2020 possa ser previamente vacinada contra a Covid-19”.

“Embora a vacinação não seja um requisito obrigatório, o COI tem trabalhado em proximidade com os Comités Olímpicos Nacionais para que as suas equipas possam ser vacinadas, de acordo com as orientações e prioridades nacionais, antes de viajarem para Tóquio, pelo que Thomas Bach enfatiza tratar-se de uma medida de segurança sanitária e também um sinal de solidariedade em relação às demais delegações participantes nos Jogos Olímpicos”, acrescentou o COP.

Este pedido de Bach reitera o apelo já feito pelo COP às autoridades de saúde e ao Governo.

A 19 de fevereiro, o chefe de missão de Portugal a Tóquio, Marco Alves, disse ainda aguardar uma resposta sobre a possibilidade de vacinar as cerca de duas centenas de pessoas da comitiva lusa. A abertura à proposta, "não sendo positiva, foi um abrir de porta", tendo sido pedido um número de pessoas que estaria envolvido.

A 22 de janeiro, o secretário-geral do COP disse à Lusa que a questão foi levantada junto da Direção-Geral da Saúde e de Francisco Ramos, então coordenador do plano de vacinação contra a covid-19, entretanto substituído por Henrique Gouveia e Melo.

Os Jogos Olímpicos Tóquio 2020 foram adiados para o período entre 23 de julho e 8 de agosto de 2021 devido à pandemia da covid-19.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+