Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Campeão português faz em média 85 pontos, mais 14 que o terceiro classificado

03 mar, 2021 - 11:59 • Redação

Dados de estudo da FIFA sobre competitividade mostram que a I Liga tem sido maratona a dois, nos últimos 15 anos: segundo classificado faz, em média, mais 10 pontos que o terceiro.

A+ / A-

A equipa que conquista a Liga portuguesa faz, em média, 85 pontos, o que equivale a 84% da pontuação possível, e costuma ser campeã, em média, com 14 pontos de diferença para o terceiro classificado, segundo a FIFA.

Num estudo sobre a competitividade sobre as várias confederações e respetivos campeonatos sob a sua alçada, a FIFA revelou que os campeões portugueses dos últimos 15 anos fizeram, em média, 85 pontos.

Os segundos classificados chegaram aos 81 pontos, menos quatro do que os campeões, e os terceiros aos 71, menos 14. A diferença entre os dois primeiros e o terceiro situa-se, em média, nos 10 pontos — o que mostra que o campeonato tem sido, na última década e meia, uma luta a dois.

Percentagem de pontos acima da média europeia


O campeão conquista 84% dos 102 pontos disponíveis, enquanto o vice-campeão obtém 79% e o terceiro classificado fica-se pelos 70%.

Nestes últimos 15 anos, houve apenas dois campeões em Portugal: FC Porto, nove vezes, e Benfica, seis. Os encarnados têm a maior série de campeonatos consecutivos: foram quatro, entre 2013/14 e 2016/17.

No conjunto das Ligas nacionais sob a alçada da UEFA, nestes últimos 15 anos o campeão conquistou, em média, 73 pontos (76%), o segundo classificado 65 (67%), menos oito, e o terceiro 58, menos 15 (60%).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+