Tempo
|
A+ / A-

Autárquicas

PS quer corrigir "erros" na lei eleitoral que prejudicam movimentos de cidadãos

02 mar, 2021 - 21:33 • Lusa

Segundo Ana Catarina Mendes, há "aspetos" na lei que não devem constar e que na prática reduzem a possibilidade de cidadãos independentes se candidatarem.

A+ / A-

A líder parlamentar do PS afirmou esta terça-feira que o projeto socialista para a revisão da lei eleitoral autárquica visa corrigir erros constantes na atual legislação e garantir direitos de participação aos movimentos independentes de cidadãos.

Ana Catarina Mendes falava no final de uma reunião do Grupo Parlamentar do PS com o primeiro-ministro, António Costa, depois de a sua bancada ter formalizado, esta terça-feira, a entrega na Assembleia da República de um projeto que pretende "clarificar e simplificar procedimentos de candidaturas por grupos de cidadãos eleitores aos órgãos das autarquias locais".

Segundo a presidente da bancada socialista, apesar de PS e PSD terem aprovado um diploma em julho passado sobre esta mesma matéria, verificou-se que nessa lei "há dois aspetos que não deveriam lá constar".

"São factualmente erros que diminuem a possibilidade de cidadãos independentes se candidatarem. Desde logo, a proibição que estava consagrada na lei em matéria de utilização de símbolos ou siglas de movimentos nas freguesias. Ora isso não faz sentido e o PS propõe que tal seja eliminado", disse.

Ou seja, para o PS, "deve ser permitida a utilização de símbolos ou siglas", acentuou.

Também de acordo com a líder parlamentar do PS, é incorreto exigir assinaturas para se concorrer a uma determinada freguesia apenas no universo dos cidadãos que vivem nessa mesma freguesia.

"Essa é uma limitação. O PS entende que deve haver um número mínimo de assinaturas daquela freguesia, embora não impedindo que haja recolha de assinaturas por todo o concelho", justificou.

Ana Catarina Mendes apontou depois que essas "são as duas propostas do PS para garantir o direito cívico de participação dos cidadãos em eleições autárquicas".

"É isso que estamos a fazer", acrescentou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ivo Pestana
    02 mar, 2021 Madeira 23:48
    Movimentos de cidadãos? Mas alguém acredita nisso? Tudo tretas, pois todos querem ganhar com a política e depois ficam com os mesmos tiques dos partidos tradicionais e nada muda.o regime será sempre este. Começam como ativistas duma boa nova e depois é o que se sabe.Todos atrás das benesses e do jackpot. Pesquisem quem muitas vezes, lideram e estão esses movimentos. Alguns dessidentes e excluídos. Olho aberto meu povo, não se deixem enganar.

Destaques V+