Tempo
|
A+ / A-

Papa decidido em visitar o Iraque apesar das dificuldades

01 mar, 2021 - 13:36 • Aura Miguel

Número de casos de Covid-19 está a aumentar e os ataques também são frequentes, o que leva “as autoridades a encarar muito a sério a segurança do Papa”. Foram já destacados 10 mil seguranças.

A+ / A-

Veja também:


Apesar dos recentes ataques que atingiram cidades iraquianas e do aumento dos contágios Covid-19, que limitam a participação nas celebrações presididas pelo Papa, a viagem confirma-se, “salvo mudanças de última hora”, refere a agência Reuters depois de contactar fontes próximas do Papa.

Segundo “três fontes do Vaticano que pediram anonimato”, Francisco vai, já na próxima sexta-feira, “embarcar numa viagem turbulenta de quatro dias “para mostrar solidariedade à devastada comunidade cristã do país” e terá convencido “alguns assessores perplexos do Vaticano de que vale a pena o risco”.

Recentemente, o arcebispo Bashar Warda de Erbil disse, numa videoconferência, que “o Papa sabe para onde vai” e que “vai deliberadamente para uma área marcada pela guerra e violência para trazer uma mensagem de paz”.

O prelado acrescentou ainda que “as autoridades estão a encarar muito a sério a segurança do Papa tendo, para este efeito, destacado 10.000 seguranças”.

Entretanto, o número de contágios pelo novo coronavírus no Iraque tem vindo a aumentar, com 3.543 novos casos confirmados no sábado. De acordo com o Ministério da Saúde iraquiano, o país já registou mais de 690 mil casos.

Com a disseminação da nova variante e o aumento dos casos, uma série de novas medidas foram introduzidas para tentar conter a pandemia, incluindo a proibição de viagens entre as províncias iraquianas.

Para terça-feira, está previsto um ‘briefing’ na Sala de Imprensa do Vaticano para divulgar aos jornalistas acreditados mais detalhes sobre a viagem do Papa Francisco ao Iraque.

Numa entrevista publicada nesta segunda-feira ao jornal “Corriere della Sera”, o Papa Emérito mostrou-se preocupado com a viagem de Francisco.

“Creio tratar-se de uma viagem muito importante. Infelizmente, estamos num momento muito difícil, que torna a viagem perigosa, por razões de segurança, por causa da Covid e também pela situação instável do Iraque. Acompanharei Francisco com a minha oração”, afirmou Bento XVI.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ivo Pestana
    02 mar, 2021 RaM 13:33
    Quem acredita em Deus, como esse homem, não tem medo. Jesus não teve e assim como os que o seguiram. Isto, para quem tem fé. Para os outros, sejam felizes e respeitem.

Destaques V+