Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Freira birmanesa salva 100 manifestantes no Myanmar

01 mar, 2021 - 18:46 • Filipe d'Avillez

O passado fim-de-semana foi o mais violento do último mês, desde que os militares voltaram a assumir o poder no país asiático. A Igreja Católica tem sido uma voz firme no apelo à paz e ao respeito pelos direitos humanos.

A+ / A-

Uma freira birmanesa conseguiu salvar cerca de uma centena de pessoas que se manifestavam contra o golpe de Estado no Myanmar, durante o fim-de-semana.

Num dos dias mais violentos desde o golpe de Estado do dia 1 de fevereiro, as forças da ordem responderam da forma mais dura contra os manifestantes que saíram à rua em várias partes do país para pedir o fim do regime militar e a libertação da líder Aung Suu San Kyi, que foi detida e durante o golpe e é acusada de ter importado ilegalmente um “walkie-talkie” e de ter organizado uma manifestação ilegal durante a pandemia.

As imagens da irmã Ann Nu Thawng ajoelhada diante de uma coluna de polícias de choque e de militares, suplicando-lhes que deixassem sair em segurança a centena de pessoas que protestavam contra o golpe, circularam o mundo através das redes sociais e o arcebispo de Rangum, cardeal Charles Bo, escreveu sobre o assunto na sua conta do Twitter.

“A irmã Nu Thawng, uma freira da ordem de São Francisco de Xavier, está a suplicar com a polícia para não disparar contra os civis que estão a manifestar-se pela sua liberdade e direitos humanos”, escreveu o cardeal, que tem estado muito ativo nas redes sociais, sempre a condenar a violência levada a cabo pelas forças de segurança.

Também no domingo, escreveu que “hoje houve manifestações severas em todo o país. A polícia está a deter, espancar e até disparar contra o povo. Lavada em lágrimas, a irmã Ann Nu Thawng suplica e trav a polícia para impedir a detenção dos manifestantes. Cerca de 100 manifestantes conseguiram escapar por causa da freira” e apontou para pelo menos 30 mortos na violência que varreu o país.

Esta segunda-feira as manifestações continuaram e o clérigo, que recebeu recentemente o Papa no seu país, clamou que “Deus é verdade. Deus é justiça. Chegou a hora de falar de verdade e justiça. Tal como não há vitória sem dor, não há justiça sem verdade. A verdade vencerá. A verdade libertará o Myanmar. Deus é liberdade. Adoramos a verdade e a justiça porque são atributos de Deus”.

Para quem pudesse contestar que um líder religioso esteja a envolver-se em questões políticas, o cardeal publicou ainda outra mensagem a dizer que “quem pensa que a religião não tem nada a ver com a política, não faz ideia para que serve a religião”.

Para quem pudesse contestar que um líder religioso esteja a envolver-se em questões políticas, o cardeal publicou ainda outra mensagem a dizer que “quem pensa que a religião não tem nada a ver com a política, não faz ideia para que serve a religião”.

A Igreja Católica é minoritária num país que é de esmagadora maioria budista, mas tem desempenhado historicamente um papel importante no Myanmar, antiga Birmânia, e ainda hoje tem bastante influência, também pelo alcance da voz do arcebispo Charles Bo.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Desabafo Assim
    02 mar, 2021 Porto 20:22
    As palavras...ligar as palavras à lei, seguir a lei pelas palavras, acabou a lei, findou, passou a estar escrito no próprio coração de cada um, porque se vai buscar a lei senão por causa dos outros que só sabem aceitar a lei pois não a sentem, e essa é só uma voz, não tem versões. Na essência sou tem dois parágrafos, Deus sobre todas as coisas e aos outros como a ti mesmo toda a restante lei não tem hoje desenvolvimento fora do coração. Frases fortes para ser ouvido, tudo é política, a política é às relações humanas, relação com o outro, amo o outro e por isso não consigo ficar indiferente à injustiça. Em tempos este canal também utilizava títulos fortes, aprende-se a gostar...tudo para dizer que catalogar como teoria da libertação é redundante.

Destaques V+