Tempo
|
Henrique Monteiro n´As Três da Manhã
Terças e quintas-feiras, às 9h20, n'As Três da Manhã
A+ / A-
Arquivo
Moratórias. “Os bancos querem tudo menos as casas” - Henrique Monteiro

Moratórias. “Os bancos querem tudo menos as casas”

01 mar, 2021 • Marta Grosso , Miguel Coelho


Mais de 60 mil famílias estão em risco de perder a casa com o fim das moratórias do crédito à habitação, por exemplo, cujo prazo termina em 31 de março.

Não há, para já, previsão de prolongamento das moratórias privadas, as contratadas pelos bancos e que envolvem empréstimos vários, desde à habitação a créditos pessoais.

O contrato diz que este apoio termina no final do mês, mas Henrique Monteiro acredita que as 130 mil moratórias privadas possam passar a públicas e ver o prazo prolongado até setembro.

Não saberemos, contudo, se nessa altura teremos uma situação semelhante à que tínhamos antes da pandemia. “Antes de 2023 ou 2024, isso não vai acontecer”, prevê o comentador das segundas e sextas-feiras d’As Três da Manhã.

Henrique Monteiro sublinha ainda que, em Portugal, as moratórias são três vezes superiores à média europeia: uma diferença de 6% para mais de 17%.

“É quase um em cada cinco devedores” a pedir a moratória, concretiza. Por isso, diz, alguma coisa vai ter de ser feita, “sob pena de as pessoas se verem obrigadas a devolver as casas aos bancos, o que vai criar uma crise enorme, não só na vida das pessoas, como nos próprios bancos”.

“Os bancos querem tudo menos as casas”, garante.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.