Tempo
|
A+ / A-

Myanmar

União Europeia condena repressão no Myanmar e confirma sanções

28 fev, 2021 - 19:41 • Lusa

Depois do golpe de Estado do dia 1 de fevereiro, dezenas de pessoas têm morrido na contestação pública aos militares.

A+ / A-

O chefe da diplomacia da União Europeia, Josep Borrell, condenou este domingo a repressão violenta da junta militar no poder contra os protestos em Myanmar, que provocaram pelo menos 18 mortos nas últimas horas.

"A violência não dará legitimidade ao derrube ilegal de um Governo eleito democraticamente. A disparar contra cidadãos desarmados, as forças de segurança mostraram um flagrante desrespeito ao direito internacional e devem ser responsabilizadas", advertiu Josep Borrell, em nota enviada à imprensa.

Nas últimas horas, houve um aumento acentuado da violência contra os manifestantes, com o uso de balas de borracha, canhões de água e gás lacrimogéneo, para além de munições reais, matando pelo menos 18 pessoas e fazendo mais de 30 feridos em várias cidades, incluindo Rangum, Dawei, Mandalay, Bago e Pokokku.

A ONU afirma ter "informações credíveis" de que pelo menos 18 pessoas foram mortas este domingo na violenta repressão aos protestos contra o golpe de estado em Myanmar (antiga Birmânia).

"As forças militares devem imediatamente cessar o uso da força contra civis e permitir que a população tenha o direito de fazer uso da liberdade de expressão. A União Europeia tomará brevemente medidas como resposta a estes acontecimentos", anunciou Josep Borrell.

Na passada segunda-feira, a União Europeia decidiu sancionar os interesses económicos e financeiros dos militares, durante uma reunião dos ministros dos Negócios Estrangeiros.

As sanções deverão ser finalizadas nos próximos dias e entrarão em vigor após publicação no Jornal Oficial da União Europeia.

As manifestações têm-se repetido de forma ininterrupta desde o golpe de estado em 1 de fevereiro que destituiu a chefe do Governo civil, Aung San Suu Kyi, colocando os militares de regresso no poder, após um interregno de 10 anos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+