Tempo
|
A+ / A-

Covid-19

União Europeia. Ministros da Saúde vão debater novas variantes, testes e vacinas

27 fev, 2021 - 12:11 • Lusa

A reunião, por videoconferência, é presidida pela ministra Marta Temido.

A+ / A-

Veja também:


Os ministros da Saúde da União Europeia (UE) reúnem-se na segunda-feira, sob presidência portuguesa, para discutir as novas variantes do coronavírus, uma nova abordagem à testagem e os processos de vacinação nos 27 Estados-membros.

A reunião, por videoconferência, é presidida pela ministra Marta Temido e conta com a participação do vice-Presidente da Comissão Europeia Margaritis Schinas, da comissária europeia da Saúde e Segurança Alimentar, Stella Kyriakides, e de representantes da Agência Europeia do Medicamento (EMA) e do Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC).

“Serão discutidas matérias como o surgimento de novas variantes do Sars-CoV-2 e a importância de uma nova abordagem na testagem, bem como a troca de informações relativas aos planos de vacinação dos Estados-Membros”, segundo nota divulgada pela presidência portuguesa do Conselho da UE.

Este conselho informal realiza-se dias depois de mais uma cimeira virtual da UE dedicada à resposta coordenada no combate à pandemia de Covid-19 em que os líderes europeus afirmaram como grande prioridade acelerar a produção de vacinas e a campanha de vacinação.

Nas conclusões da cimeira, o Conselho Europeu diz apoiar “os esforços adicionais por parte da Comissão para trabalhar com a indústria e os Estados-Membros no sentido de aumentar a atual capacidade de produção de vacinas, bem como de adaptar as vacinas às novas variantes, consoante necessário”.

As conclusões dos 27 assumem que “a situação epidemiológica continua a ser grave e as novas variantes representam desafios adicionais”, pelo que é necessário “manter restrições rigorosas, intensificando simultaneamente os esforços para acelerar o fornecimento de vacinas”.

O primeiro-ministro, António Costa, afirmou, na sexta-feira, que a indústria portuguesa irá contribuir para o “esforço coletivo” para aumentar a capacidade de produção de vacinas na UE, referindo que o Governo já comunicou a Bruxelas “as capacidades diversas” da indústria farmacêutica portuguesa “para colaborar nas diferentes fases de produção de uma vacina”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+