Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

I Liga

FC Porto recebe Sporting no clássico do "tudo por tudo" para as duas equipas

27 fev, 2021 - 08:30 • Eduardo Soares da Silva

Dragões entram em campo a dez pontos do líder Sporting e o jogo pode ser decisivo nas contas do título. Rúben Amorim assume que é a partida do "tudo ou nada" para a sua equipa, Sérgio Conceição fala num embate "extremamente importante".

A+ / A-

FC Porto e Sporting defrontam-se este sábado, no Estádio do Dragão, num clássico a contar para a 21ª jornada do campeonato e que pode ter influência direta na luta pelo título de campeão nacional.

Os leões entram em campo como líderes isolados e com uma confortável vantagem de dez pontos para os dragões, que são segundos, à frente de Sporting de Braga e Benfica. Depois do clássico, ficarão ainda 13 jornadas por disputar.

Caso não vença, a equipa orientada por Sérgio Conceição pode cair para o terceiro lugar da tabela, sendo ultrapassada pelo Sporting de Braga - que soma menos um ponto - e perder vantagem para Benfica e Paços de Ferreira, que seguem na perseguição ao pódio.

Este é o terceiro "round" da época entre Sporting, principal candidato ao título e ainda invencível no campeonato, e o FC Porto, campeão em título. Na primeira volta do campeonato, em Alvalade, as duas equipas empataram, com Vietto a marcar o golo do empate muito perto do final, aos 87 minutos.

A 19 de janeiro, as duas equipas reencontraram-se num jogo a eliminar, na meia-final da Taça da Liga, com o Sporting a vencer por 2-1. Moussa Marega abriu o marcador aos 79 minutos, mas um "bis" de Jovane Cabral, aos 86 e 94, ditou a passagem dos leões à final, que viriam a vencer o troféu.

Do "extremamente importante" ao "tudo por tudo"

Rúben Amorim, treinador do Sporting, afirma que o jogo é o "tudo por tudo" para a sua equipa, contrariando quem diz que o jogo é decisivo para o FC Porto, devido à distância pontual para o topo da tabela.

"Foi dito esta semana que é o tudo por tudo do FC Porto. Mas acho que tem de ser o tudo por tudo para o Sporting, porque nós é que não ganhamos nada há muito tempo e temos de ter mais fome. Por isso, é um tudo por tudo também para nós, que temos sempre de ganhar", disse, em conferência de imprensa.

Sérgio Conceição não classifica o jogo como decisivo, mas admite que se trata de um encontro "extremamente importante", pelo "momento e pela distância" a que o Sporting está. "Estamos habituados a jogar Liga dos Campeões, com equipas poderosas, jogos que definem se passamos a finais, a eliminar. É uma pressão boa, de que gostamos", afirmou.

O jogo ficará ainda marcado pela homenagem do FC Porto a Alfredo Quintana, guarda-redes de andebol do clube que faleceu na véspera da partida, depois de ter sofrido uma paragem cardiorrespiratória na última segunda-feira, num treino, e que motivou homenagem da equipa durante a semana.

Para o clássico, os treinadores contam com poucas baixas. Paulinho era já ausência confirmada por lesão no Sporting e não recuperou a tempo para ser opção. No FC Porto, Marcano já treina sem limitações e o guarda-redes Mbaye é o único indisponível.

João Pinheiro, árbitro de 33 anos, foi o nomeado pelo Conselho de Arbitragem para ajuizar o clássico. O árbitro da Associação de Futebol de Braga esteve curiosamente no último jogo entre Sporting e FC Porto, na meia-final da Taça da Liga, em Leiria. O videoárbitro será Artur Soares Dias.

O clássico entre FC Porto e Sporting, no Estádio do Dragão, está marcado para este sábado, às 20h30, com relato na Renascença e acompanhamento, ao minuto, em rr.sapo.pt.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+