Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19. Empresários criticam fala de apoios específicos para o Algarve

27 fev, 2021 - 19:55 • Lusa

Apoios demasiado genéricos e falta de perspetivas para reabertura das fronteiras foram algumas das queixas.

A+ / A-

Veja também:


Apoios demasiado genéricos, sem atenção à especificidade da economia do Algarve, e falta de perspetivas para reabrir fronteiras e o transporte aéreo foram algumas das queixas feitas, este sábado, por empresários da região afetados pela pandemia de covid-19.

A falta de atividade turística está a deixar as empresas descapitalizadas e em dificuldades e os representantes de agências de viagens, de aluguer de automóveis ou de alojamento local, entre outros, mostraram-se críticos com os mecanismos de apoio criados pelo Governo, num "webinar" que juntou micro, pequenos e médios empresários do distrito de Faro.

Entre os empresários participantes na iniciativa, organizada pela Confederação Portuguesa de Micro, Pequenas e Médias Empresas (CPPME), estava Luís Agulhas, gerente de uma microempresa de alojamento local, em Olhão, que criticou a "complexidade tremenda" com que os empresários se confrontam para aceder aos apoios.

A mesma fonte considerou que a multiplicidade de apoios existentes criou um jogo de "empurra, empurra", que umas vezes beneficia uns setores e deixa outros de fora, o que obriga, os empresários ou os contabilistas, a saber o que estão exatamente a fazer", porque correm o "risco de impossibilitar candidaturas a outros apoios".

"Foi criado um mosaico que não é de todo informativo e exige um conhecimento específico do que se está a fazer", afirmou Luís Agulhas, frisando que o "microempresário é agora um especialista na gestão financeira de alto grau e, se não for, está votado a uma dificuldade acrescida" aos efeitos da pandemia na atividade turística.

Burno Fraga, da Associação de Empresários por Quarteira, disse que o Algarve é uma zona turística e "se não há voos, não há turistas, o desemprego em massa está à vista", e pediu para "simplificar" e ter em atenção a "especificidade" da economia do Algarve, "muito dependente do turismo".

"Oitenta por cento dos negócios estão fechados, os que estão a funcionar estão só a trabalhar por teimosia, orgulho e vontade das pessoas, mas a perder, a pagar rendas, impostos, muitos deles, como eu, não conseguimos aceder aos apoios, porque não há pessoas que nos ajudar a simplificar este processo", afirmou.

Gonçalo Valente, gerente de agências de viagem e operador turístico, disse que os "apoios não estão a chegar igual a toda a gente" e "falta de informação" e "incerteza" sobre "o que vai acontecer ao turismo". .

"Este fecho e a imprevisão que temos na reabertura das fronteiras, para tidos nós, que dependemos do turismo, deixa-nos aqui um vazio muito grande e um medo de continuar a investir, porque é difícil acreditar no que vai acontecer", argumentou.

Armando Santana, empresário no aluguer de automóveis, também criticou a falta de "medidas claras" e "específicas" para cada setor e recordou que as empresas de "rent-a-car" têm mais de 90% do trabalho "com o turismo" e têm "a frota quase toda parada".

"As coisas têm de ser delineadas com cabeça, tronco e membros, se não se puder dar 100, que se dê 50, mas que sejam canalizados para tapar efetivamente buracos" nas empresas, considerou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+