Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

I Liga

Rúben Amorim diz que clássico é o jogo do "tudo por tudo" para o Sporting

26 fev, 2021 - 16:45 • Redação

Questionado sobre se seria o jogo decisivo para o FC Porto, o treinador dos leões recorda que é o Sporting que não vence um título desde 2002.

A+ / A-

Rúben Amorim, treinador do Sporting, diz que o clássico contra o FC Porto é mais o jogo do "tudo por tudo" para a sua equipa do que para os dragões, que estão a dez pontos da liderança. Em conferência de imprensa de antevisão ao jogo no Estádio do Dragão, Amorim recorda que é o Sporting que não vence o campeonato há duas décadas.

"O FC Porto é um clube habituado a ganhar. Dizem que é o tudo por tudo deles, mas tem de ser é o tudo por tudo para o Sporting. Nós que não ganhámos nada há muito tempo, temos de ter mais fome. É o tudo por tudo para nós, é assim que encaramos o jogo. Estamos habituados à pressão, temos sempre de ganhar", começou por dizer.

O treinador do Sporting recusa intitular o clássico de sábado como o jogo do título e recorda a forma como os rivais, FC Porto, Benfica e Braga, estão "bem vivos", o que tem de deixar o Sporting em constante alerta.

"Não é o jogo do título, é mais um jogo. Vimos como o Porto celebrou a vitória com o Marítimo, obviamente que não deitaram a toalha ao chão. O Braga fez o 1-2 contra a Roma e foi buscar a bola ao fundo da baliza, definitivamente não estão mortos, jogam muito bem. A forma como o Benfica celebrou o segundo golo mostra que não estão mortos e desunidos como dizem. Temos de dormir com o olho aberto, temos de ganhar e vamos ao Dragão para vencer", perspetiva.

O Sporting empatou, em Alvalade, contra o FC Porto nos últimos minutos. Amorim diz que os leões mereciam ter vencido esse jogo e destaca a importância do empate para a confiança dos adeptos no projeto.

"Foi um jogo importante, havia desconfiança fora da nossa casa, nos adeptos. Não foi por marcarmos aos 90, mas pela forma como nos batemos. Quisemos ganhar o jogo, ajudou a construir a dinâmica da equipa. Ainda não perdemos no campeonato e foi importante para nós, mas acho que nesse jogo foram mais dois pontos perdidos do que um conquistado", recorda.

Os leões voltaram a medir forças com o FC Porto na Taça da Liga, na meia-final. O Sporting venceu por 2-1, com uma reviravolta e Amorim admite que o FC Porto esteve melhor, e quer melhorar essa exibição. "Na Taça da Liga, o FC Porto teve um ascendente, marcamos porque fizemos por isso, mas cada jogo tem uma história".

Amorim concorda com Conceição

Sérgio Conceição afirmou, em conferência de imprensa, que o Sporting é uma equipa de processos simples, fácil de ler, mas difícil de contrariar, e Rúben Amorim concorda com a ideia.

"Concordo em certa medida, porque é fácil olhar para o Sporting e perceber mais ou menos como jogam. Já temos nuances diferentes, mas é fácil entender. Dá para perceber como o Sporting se vai apresentar", diz.

No entanto, na mesma medida Rúben Amorim perspetiva como vai jogar o FC Porto e até desenha um esboço do que será o onze inicial dos dragões, com apenas duas dúvidas nas alas. "O Porto já jogou em vários sistemas, mas acho que será em 4-4-2, que está muito forte. Taremi e Marega complementam-se bem, pode haver a mudança entre o Luis Díaz e o Otávio, o Corona, Sérgio Oliveira e Uribe, Pepe e Mbemba, Manafá e na esquerda pode variar Zaidu ou Sarr, mudando a construção".

"Da mesma forma que o Porto nos conhece, nós também os conhecemos. São uma equipa muito experiente e habituada a estes momentos. Não passamos muitas vezes por isto nós, mas não sabemos e não queremos saber. Vamos atirar-nos ao jogo da mesma maneira", termina.

O FC Porto-Sporting está marcado para sábado, às 20h15. Jogo com relato na Renascença e acompanhamento ao minuto em rr.sapo.pt.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+