Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Braga

Igreja do Mosteiro de Tibães vai ser restaurada

26 fev, 2021 - 17:18 • Ana Lisboa

O projeto, orçado em 330 mil euros, prevê solucionar os problemas de conservação do Templo e proteger o seu património artístico.

A+ / A-

A Direção Regional de Cultura do Norte anunciou que a Igreja do Mosteiro de Tibães vai "sofrer obras de restauro para travar os problemas graves de conservação e proteger o espólio artístico ali existente".

Em comunicado, este organismo explica que "atualmente a igreja apresenta problemas graves de conservação, sendo imperioso proceder a uma intervenção que atualize a obra de recuperação e restauro da igreja, executada em 1999".

A nota adianta que "além da intervenção física na estrutura construtiva da igreja, será assegurada a proteção do espólio artístico existente no seu interior, património único de valor incomensurável, já intervencionado e atualmente em risco de perda, por condições ambientais inadequadas à sua preservação".

Fundado em finais do século XI, o Mosteiro de São Martinho de Tibães foi sendo construído ao longo dos séculos XVII, XVIII e XIX. Conquistou o estatuto de Imóvel de Interesse Público em 1944.

A Direção regional de Cultura do Norte diz que se trata "de um dos maiores e mais importantes conjuntos monásticos beneditinos portugueses e constitui a peça-chave na rede monástica da Ordem de São Bento do Noroeste Peninsular".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+