Tempo
|
A+ / A-

Covid-19

Um ano depois. Brasil com 10,4 milhões de casos

26 fev, 2021 - 22:58 • Lusa

Quarto dia consecutivo com mais de mil mortos e mais de 60 mil casos diários.

A+ / A-

O Brasil ultrapassou a marca de 10,4 milhões de infeções pelo novo coronavírus (10.455.630), precisamente um ano após o registo do primeiro caso no país, informa o Ministério da Saúde.

Nas últimas 24 horas, foram contabilizados 65.169 infetados em território brasileiro, o quarto dia consecutivo em que o país regista mais de 60 mil novos diagnósticos de Covid-19.

Os dados fazem parte do último boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde, que dá conta da soma 1.337 mortes entre quinta e sexta-feira, num total de 252.835 óbitos devido à covid-19 no Brasil.

É também o quarto dia consecutivo em que a nação sul-americana, uma das mais afetadas em todo o mundo pela pandemia, concentra mais de mil vítimas mortais diárias.

A taxa de letalidade da doença no país está em 2,4% e a taxa de incidência é hoje de 120 mortes e 4.975 casos por 100 mil habitantes.

São Paulo é o foco da pandemia no país, ao concentrar 2.026.125 casos positivos, sendo seguido de Minas Gerais (869.230), Bahia (674.384) e Santa Catarina (663.699).

Por outro lado, as unidades federativas com maior número de óbitos são São Paulo (59.129), Rio de Janeiro (32.909), Minas Gerais (18.276) e Rio Grande do Sul (12.226).

O país sul-americano contabiliza ainda 9.355.974 cidadãos recuperados da doença e 846.821 pacientes sob acompanhamento médico.

Um ano após a chegada a pandemia ao Brasil, o país permanece com a pandemia em franca expansão, enfrentando uma segunda vaga e com novas estirpes em circulação em várias regiões, inclusive a P.1, detetada no Estado do Amazonas e até três vezes mais contagiosa do que a original.

Segundo um boletim divulgado hoje pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), instituição científica de referência no país, o Sistema Único de Saúde brasileiro vive o momento mais crítico desde o início da pandemia, com ocupação de mais de 80% das camas de Unidades de Cuidados Intensivos em pelo menos 17 capitais estaduais.

Em Porto Velho, no Estado de Rondônia, vive-se uma situação critica, onde já não há mais camas disponíveis nos hospitais públicos, assim como em Florianópolis, no Estado de Santa Catarina, onde a ocupação das camas rondas os 96%.

Face ao agravamento da pandemia no país, várias regiões do país estão a voltar a intensificar as medidas de isolamento social.

O governador do Distrito Federal, que engloba a capital, Brasília, anunciou que vai decretar, a partir da próxima segunda-feira, 'lockdown' desde as 20h00 até às 5h00 para tentar conter o avanço da covid-19.

"Queria muito evitar essa decisão, mas não temos outra opção a não ser tomar medidas mais fortes. A nossa taxa de ocupação dos leitos já está em 92%", escreveu o governador, Ibaneis Rocha, na rede social Twitter.

A medida restritiva terá duração mínima de 14 dias, podendo ser prorrogada caso os índices de internação em hospitais assim o justifiquem.

"O objetivo é interromper o fluxo de pessoas no período da noite. Assim as pessoas saem do trabalho e dirigem-se diretamente para as suas residências. Tentamos diminuir o impacto na economia já que o comércio seguirá aberto durante o dia", acrescentou o governador.

No sentido oposto, o Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, voltou hoje a causar aglomerações numa visita ao Estado do Ceará, onde aproveitou para criticar as medidas de isolamento social.

Após o país registar mais de 250 mil mortes e 10,4 milhões de casos, Bolsonaro continua a negar a gravidade da pandemia e a não usar máscara em público.

A pandemia de Covid-19 provocou, pelo menos, 2.508.786 mortos no mundo, resultantes de mais de 112,9 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+