26 fev, 2021 • José Bastos
À escala global vive-se a que é – potencialmente - das maiores ameaças para a educação global. A 20 de março de 2020, mais de 1.600 milhões de jovens já não iam regularmente às aulas. Este número representava cerca de 80% dos estudantes em idade escolar no planeta.
Já se experimentava uma crise global de aprendizagem e já se sabia que muitos estudantes, mesmo na escola, não estavam a adquirir as competências necessárias para a vida. Mas este quadro desenhava-se ainda antes da crise da Covid 19. A pandemia arrasta consigo um risco de agravamento destes resultados.
E em Portugal como pode esta crise afetar crianças e jovens? E na Europa onde a maioria dos países têm sistemas educativos desiguais e as desigualdades podem aumentar para as crianças mais desfavorecidas? E o papel dos professores, mais que nunca, convocados a estreitar relações com os alunos? Que visão da crise a partir dos jovens?
Afonso Mendonça Reis, professor universitário, referência portuguesa do Global Shapers – comunidade de jovens empreendedores – reflete sobre questões à volta da educação e lidera a versão nacional do chamado ‘Nobel da educação’, o Global Teacher Prize a distinguir professores que se destacam na resolução criativa e eficaz de situações em contexto escolar.
O empreendedor social olha ainda para campanhas inspiradoras que reforçam e reconhecem a missão social dos docentes como a “inspira o teu professor” do programa mentes empreendedoras.
Este conteúdo é feito no âmbito da parceria Renascença/Euranet Plus – Rede Europeia de Rádios. Veja todos os conteúdos Renascença/Euranet Plus