Tempo
|
A+ / A-

Rússia

Alexei Navalny foi transferido da prisão para local desconhecido

25 fev, 2021 - 22:42 • Lusa

Advogada do líder da oposição a Vladimir Putin admite que Navalny tenha sido transferido para uma outra penitenciária para cumprir o resto da pena de dois anos e meio de prisão.

A+ / A-

O opositor russo Alexei Navalny foi transferido da prisão onde se encontra desde que regressou à Rússia, em meados de janeiro, para um local desconhecido, divulgou a advogada.

"Não disseram a ninguém para onde o transferiram", disse à agência noticiosa France-Presse (AFP) Olga Mikhailova, sugerindo que Navalny, de 44 anos, pode ter sido transferido para uma outra penitenciária para cumprir o resto da pena de dois anos e meio de prisão.

Na semana passada, a justiça russa confirmou a sentença do opositor num caso de fraude que data de 2014, decisão que Navalny, vários países ocidentais e inúmeras organizações não-governamentais denunciaram como "política".

Navalny foi detido a 17 de janeiro, depois de regressar da Alemanha, onde permaneceu durante quase cinco meses em convalescença para recuperar de um envenenamento, com o opositor a acusar o Kremlin.

Leonid Volkov, um colaborador próximo de Navalny, afirmou hoje através da rede social Twitter que a família do opositor russo não foi informada sobre o local para onde o transferiram.

"Recordo, mais uma vez, que, em virtude de uma decisão vinculativa do Tribunal Europeu dos Direitos do Homem, Alexei Navalny deve ser imediatamente libertado", acrescentou.

A detenção do opositor desencadeou na Rússia uma série de manifestações, com as autoridades a responderem com a detenção de mais de 100 mil pessoas.

A maior parte dos colaboradores de Navalny continua detida.

Na semana passada, Navalny também foi multado por "difamação" um veterano da Segunda Guerra Mundial, enquanto aguarda pelo resultado de vários outros processos judiciais, incluindo uma investigação de fraude, punível com 10 anos de prisão.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+