Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Liga Europa

Paulo Madeira pede aposta total do Benfica numa prova que pode "salvar a época"

25 fev, 2021 - 13:25 • Rui Viegas

Antigo capitão dos encarnados lança desafio com o Arsenal, que decide a passagem aos "oitavos" da Liga Europa.

A+ / A-

Paulo Madeira, antigo capitão das águias, considera que vencer a Liga Europa pode salvar a época do Benfica.

Porém, primeiro há que ultrapassar o Arsenal, nos 16 avos de final. Para o antigo defesa, que esteve, há 30 anos, na épica vitória na casa dos londrinos, então para a Taça dos Campeões (também após um empate a um golo na primeira partida, na Luz), o conjunto de Jorge Jesus tem condições para seguir em frente.

"O Benfica tem de apostar muito nesta Liga Europa, porque pode ser o título que salve uma época. O jogo vai ser complicadíssimo, mas estou convencido que o Benfica, com maior ou menor dificuldade, poderá ter equipa para ultrapassar este Arsenal", refere Paulo Madeira, em Bola Branca, antes do desafio de Atenas.

No poupar de centrais está o ganho


Jorge Jesus poderá voltar à fórmula de três centrais, tal como fez há uma semana em Roma, na primeira partida com os "gunners". Todavia, Paulo Madeira mostra preferência pelo esquema tradicional: "Sou sempre apologista de as equipas jogarem com dois centrais."

O antigo central benfiquista faz notar que há que tomar cuidado com os pormenores, num desafio em que falhar pode ser fatal.

"Obviamente, em situações esporádicas, pode utilizar-se essa fórmula dos três centrais, porque as equipas ficam mais coesas, mas só com o treino e com a sincronização entre jogadores é que se torna eficaz. Na primeira mão, as coisas correram bem, com o Lucas Veríssimo, mas hoje [esta quinta-feira], os pormenores vão ditar quem ganha e quem perde e o Benfica terá de ter muito cuidado se jogar com três centrais", adverte.

Mesmo sem estar inscrito na UEFA, Andreas Samaris faz parte da comitiva do Benfica na Grécia. Paulo Madeira entende o porquê desta inclusão. O médio é uma ajuda importante, mesmo fora das quatro linhas, para que as águias consigam superar o Arsenal.

"É um dos capitães de equipa, muito acarinhado por toda a gente. Jogadores e massa associativa têm um respeito enorme por ele e, sendo um jogo na terra dele, poderá ter essa dupla influência. Pode motivar, incentivar e ajudar muito a ultrapassar esta eliminatória. É um jogador importantíssimo no Benfica, mas ultrapassado o seu problema físico, segundo [Jorge] Jesus disse, poderá ser um elemento essencial no futuro", explica.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+