Tempo
|
A+ / A-

Protocolo

Ordem dos Advogados assegura apoio a estrangeiros impedidos de entrar em Portugal

23 fev, 2021 - 23:49 • André Rodrigues

Medida decorre do protocolo assinado em novembro passado pela Ordem dos Advogados, o Ministério da Justiça e o Ministério da Administração Interna.

A+ / A-

A Ordem dos Advogados vai assegurar uma escala de advogados para prestar assistência jurídica a cidadãos estrangeiros que se vejam impedidos de entrar em território nacional.

A medida resulta de um protocolo assinado entre os advogados e os ministérios da Justiça e da Administração Interna, em novembro do ano, mas só entrará em vigor a partir de 8 de março, ou seja, um ano após a morte de Ihor Homenyuk, o cidadão ucraniano que morreu nas instalações do SEF do Aeroporto Humberto Delgado, depois de ter sido impedido de entrar em Portugal, para onde, alegadamente, viria trabalhar.

Em comunicado, a Ordem dos Advogados esclarece que “a escala de advogados será presencial no Aeroporto de Lisboa (em três turnos, 8/11h, 11/14h e 14/17h) e de prevenção, nos Aeroportos do Porto, Faro, Funchal, Porto Santo, Ponta Delgada e Lages”.

Com esta iniciativa, “a partir de 8 de março, qualquer cidadão estrangeiro a quem seja recusada a entrada em território nacional terá de ser obrigatoriamente informado, em língua que entenda, da possibilidade de poder ser assistido por um advogado português”, pode ler-se.

O arranque oficial das escalas contará com a presença do bastonário da Ordem dos Advogados, Luís Menezes Leitão.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    24 fev, 2021 Lisboa 12:06
    E que tal um protocolo também, para a Ordem dos Advogados defender as pessoas sem dinheiro para contratar advogados, e cujos direitos laborais - que são cada vez menos - são espezinhados diariamente por patrões exploradores a valerem-se da situação para explorarem ainda mais?

Destaques V+