Tempo
|
A+ / A-

Ministra da Saúde reconhece incumprimento no fornecimento por parte da AstraZeneca

24 fev, 2021 - 11:12 • Redação

A AstraZeneca só conseguirá entregar à Europa metade das vacinas que tinha contratualizado para o segundo trimestre do ano: só 90 milhões, em vez dos 180 milhões de doses acordados.

A+ / A-

Veja também:


A ministra da Saúde, Marta Temido, admite que o anunciado incumprimento no fornecimento de vacinas por parte da AstraZeneca terá consequências nos planos de vacinação em toda a Europa, incluindo Portugal.

"O revés que tem havido nas quantidades entregues face às quantidades contratadas é uma realidade", disse Marta Temido, esta quarta-feira, em reação à noticia de que a AstraZeneca só conseguirá entregar à Europa metade das vacinas que tinha contratualizado para o segundo trimestre do ano: só 90 milhões, em vez dos 180 milhões de doses que estavam combinados.

"O futuro não se apresenta sempre como desejamos, temos que trabalhar para aperfeiçoar as circunstâncias", completou.

Marta Temido diz ainda que acompanha "os esforços de várias companhias e também os que a AstraZeneca tem feito no sentido de mudar a sua capacidade produtiva".

Horas depois de ter feito esse anúncio, a farmacêutica veio acrescentar que tudo está a fazer para respeitar os compromissos, embora só o consiga fazer se mudar os locais de produção.

A AstraZeneca admite sair da Europa e passar a fabricar as vacinas noutros pontos do globo.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    24 fev, 2021 Lisboa 14:10
    Seguir o apelo do Vaticano, quebrar as patentes e começar a produzir em massa, as vacinas necessárias em todos os laboratórios da UE. Andar a inventar aumentos de prazo entre tomas, falar que "70% de protecção é melhor que nada", e nada mais fazer a não ser protestos palavrosos que a Astra e as outras C*gam neles, isso é que não é nada.
  • José J C Cruz Pinto
    24 fev, 2021 ÍLHAVO 12:54
    Cheira-me a uma resposta (talvez vingativa) a dissidências que se seguiram ao Brexit, ... e ainda talvez a um incontido desejo de deslocar a produção para geografias onde o lucro com a pandemia possa ser muito maior. [E que tal se tiverem que devolver todos os incentivos que já receberam?]

Destaques V+