Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Costa torna oficial apoio de Portugal à recandidatura de Guterres a secretário-geral da ONU

24 fev, 2021 - 13:00 • Susana Madureira Martins com Lusa

Costa salientou a "liderança firme" de Guterres em cinco anos "particularmente difíceis" e a importância de reforçar as organizações multilaterais perante os grandes desafios comuns e as "causas comuns" da atualidade.

A+ / A-

O primeiro-ministro, António Costa, oficializou, esta quarta-feira, o apoio de Portugal à recandidatura de António Guterres a secretário-geral das Nações Unidas

António Costa, que já enviou a proposta ao presidente da Assembleia Geral da organização, diz que o governo português considera que Guterres cumpre integralmente os critérios de liderança e capacidade de gestão demonstrados nos cincos de mandato que a diplomacia de Lisboa entende deverem ser renovados.

Costa salientou a "liderança firme" de Guterres em cinco anos "particularmente difíceis" e a importância de reforçar as organizações multilaterais perante os grandes desafios comuns e as "causas comuns" da atualidade.

O mandato de cinco anos de Guterres, que assumiu o cargo de secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) em janeiro de 2017, termina no final deste ano, a 31 de dezembro.

Aclamado pelos 193 Estados-membros da Assembleia-Geral da ONU para o cargo de secretário-geral em 13 de outubro de 2016, António Guterres anunciou, em janeiro último, a sua disponibilidade para cumprir um segundo mandato de cinco anos no período de 2022-2026.

As Nações Unidas deram início este mês ao processo formal de seleção do próximo secretário-geral da organização, ao pedirem aos 193 Estados-membros que submetessem os nomes de candidatos ao cargo.

Leia na íntegra a mensagem enviada pelo Governo português ao presidente da Assembleia Geral das Organização das Nações Unidas (ONU).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+