Tempo
|
A+ / A-

​Munch deixou-nos uma mensagem escondida em “O Grito”

23 fev, 2021 - 14:13 • Redação

“Só pode ter sido pintado por um louco”. É esta a frase agora atribuída ao pintor norueguês inscrita a lápis numa das quatro versões de “O Grito”, um dos quadros mais famosos da história da arte.

A+ / A-

O pintor Edvard Munch deixou uma mensagem escondida na obra seminal “O Grito”, concluiu uma investigação realizada pelos peritos do Museu Nacional da Noruega.

“Só pode ter sido pintado por um louco”, escreveu o artista numa das quatro versões de um dos quadros mais conhecidos e intrigantes da história da arte.

A pequena mensagem, gravada a lápis no canto superior esquerdo da tela, foi descoberta em 1904, mas pensava-se que tinha sido obra de um vândalo.

No entanto, uma nova investigação do Museu Nacional da Noruega sugere que a letra da frase escondida no “Grito” corresponde, de facto, à do pintor, que morreu em 1944, em Oslo, com 80 anos.


Mai Britt Guleng, especialista na obra de Edvard Munch e curador do museu, conta ao jornal “The Guardian” que o mestre terá escrito a mensagem, em 1895, depois de um encontro com um estudante de medicina.

O aluno terá dito ao pinto que o quadro parecia a obra de alguém que sofria de perturbações mentais, inspirando Munch a gravar uma mensagem escondida para a eternidade.

“É uma combinação de ironia, mas também da sua vulnerabilidade”, refere Mai Britt Guleng. O pintor norueguês terá levado o comentário do estudante bastante a sério, porque a sua família tinha um historial de doença.

“Ele estava muito ansioso e mostrou-se marcado por isso”, sublinha a curadora do Museu Nacional da Noruega, recordando que Munch ficou muito marcado pela morte da irmã e da mãe, com tuberculose.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+