Tempo
|
A+ / A-

Covid-19

ECDC reforça monitorização de mutações do vírus na Europa

23 fev, 2021 - 13:46 • Joana Gonçalves

A agência iniciou uma colaboração com a empresa Eurofins Genomics que vai permitir aos Estados-membro atingir um volume de sequenciação de milhares de amostras por semana.

A+ / A-

O Centro Europeu para Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC) anunciou, esta terça-feira, que vai aumentar os esforços para identificar e rastrear novas mutações do SARS-CoV2 na Europa.

A agência iniciou uma colaboração com a empresa Eurofins Genomics para monitorizar a evolução das diferentes variantes que circulam na União Europeia (UE) e apoiar o trabalho já desenvolvido pelos Estados-membro.

Em comunicado, o ECDC adianta que para apoiar a criação de “um sistema de vigilância robusto que permita a detecção e monitorização de variantes do vírus”, a Eurofins Genomics fornecerá capacidade adicional de sequenciação, “usando a tecnologia ARTIC Next Generation Sequencing (NGS) com um tempo de resposta rápido, incluindo serviços de bioinformática e volume de milhares de amostras por semana”.

O principal papel do ECDC, enquanto agência da União Europeia, é reforçar a proteção da Europa contra doenças transmissíveis. Assim, a crescente diversidade de variantes do SARS-CoV-2 em circulação no continente e o potencial mais contagioso de algumas estirpes virais “reforçam a necessidade de identificar e rastrear mutações em todo o genoma viral”.

“Atualmente, as estirpes mais preocupantes incluem a variante B.1.1.7, identificada pela primeira vez no Reino Unido, e a variante B.1.351, identificada pela primeira vez na África do Sul”, acrescenta fonte do ECDC.

Ao dia de hoje foram já identificadas em Portugal 235 amostras da variante britânica, cinco do Brazil e duas da África do Sul.
Covid-19. A nova variante que está a preocupar a Europa
Covid-19. A nova variante que está a preocupar a Europa
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+