Emissão Renascença | Ouvir Online
Euranet
Visto de Bruxelas
Semanalmente, um olhar sobre a atualidade europeia. Quinta às 13h.
A+ / A-
Arquivo
Visto de Bruxelas (19/02/2021)

VISTO DE BRUXELAS

​UE: Estratégia contra as novas variantes

19 fev, 2021 • Pedro Caeiro com Vasco Gandra e Manuela Pires


A apresentação de uma nova estratégia comum para tentar combater as novas variantes do Covid, o plano de recuperação português apresentado em Bruxelas e um encontro entre ministros da Educação dos 27 são destaques desta semana.

Quer a Presidência da União Europeia quer a Comissão Europeia, tentam acelerar os processos de cada Estado-membro para o plano de recuperação. No caso português prevê-se o gasto de quase 14 mil milhões de euros. O papelote de recuperação económica da UE fez parte da agenda dos ministros das Finanças do 27, com avisos para que cada país acelere o processo de entrega dos planos nacionais para serem ratificados.

Pandemia trouxe desigualdade no acesso à Educação

Os ministros da Educação da UE estiveram esta manhã numa videoconferência para discutir a equidade no acesso à educação, o sucesso e a inclusão educativa. Mas a pandemia trouxe outros desafios e a desigualdade no acesso à educação é um deles.

O alerta foi deixado pelo ministro francês da Educação. Jean Michel Blanquer disse que ainda existem muitas desigualdades e a pandemia vai agravar ainda mais a situação, daí que defenda a reabertura urgente das escolas: “A crise sanitária pode representar uma regressão considerável para o nosso país, para a Europa e até para a Humanidade. Por isso, penso que a reabertura das escolas é a questão imediata de curto prazo para evitar o enorme agravamento das desigualdades, um retrocesso a nível mundial da escolarização das crianças”, afirmou.

Nesta videoconferência que contou também com dois comissários, o vice-presidente da comissão Margaritis Schinas lembrou que há orçamento para investir na Educação e avisou que os Estados-membros têm de estar preparados para o pós-pandemia e para a explosão de mobilidade dos jovens que participam no programa Erasmus: “Penso que devemos começar a pensar e a preparar, Comissão e Estados-membros, para a grande explosão de mobilidade que vai ser solicitada depois da pandemia, especialmente depois destes longos meses de confinamento, porque os jovens europeus vão precisar dessa mobilidade”.

Foram alertas escutados por todos nesta videoconferência que serviu também para preparar a próxima reunião informal dos ministros da Educação no próximo mês de Maio.

Este conteúdo é feito no âmbito da parceria Renascença/Euranet Plus – Rede Europeia de Rádios. Veja todos os conteúdos Renascença/Euranet Plus
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.