22 fev, 2021 - 16:01 • Joana Gonçalves
Cerca de 96% dos concelhos portugueses apresentam uma redução dos números de casos de Covid-19. No total, são 227 os municípios com decréscimo da taxa de incidência cumulativa a 14 dias de infeção por SARS-CoV-2.
Fronteira, São João da Pesqueira, Alfândega da Fé, Vila de Rei e Aguiar da Beira registam a maior quebra.
Portugal tem, assim, menos 104 concelhos em risco extremo de infeção face à semana anterior (87%), segundo os dados revelados esta segunda-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS).
Há uma semana, mais de 38% dos 308 concelhos portugueses estavam em risco máximo devido ao número de casos de Covid-19. Segundo a última atualização, apenas 5% integram essa lista.
Só 15 municípios apresentavam risco extremo, entre três e 16 de fevereiro: Rio Maior, Setúbal, Castanheira de Pêra, Castelo de Vide, Moura, Monchique, Penela, Aljustrel, Sernancelhe, Boticas, Gavião, Resende, Manteigas, Ferreira do Alentejo e Arronches.
A Direção-Geral da Saúde divulga, desde dia 16 de novembro, o mapa de incidência cumulativa de infeção por município. O indicador corresponde ao número de novos casos nos últimos 14 dias por 100 mil habitantes.
Este é um dos três critérios adotados pelo Governo português na avaliação de risco de infeção de cada concelho. Foram definidos quatro níveis de risco: moderado, elevado, muito elevado e extremamente elevado.
Os níveis diferem em número de incidência. Municípios com incidência inferior a 240 casos por 100 mil habitantes integram a lista de risco moderado.
Na lista de risco elevado entram os concelhos com uma incidência entre 240 e 480 casos por 100 mil habitantes. Segue-se o risco muito elevado, entre 480 e 960.
No nível máximo de risco - extremamente elevado - estão os concelhos com mais de 960 casos por 100 mil habitantes.
De acordo com os mais recentes dados da DGS, Portugal regista mais 61 mortes e 549 casos por Covid-19 nas últimas 24 horas.
O número de novas infeções é o mais baixo dos últimos quatro meses e cai pelo quinto dia consecutivo. No entanto, segunda-feira costuma ser um dia com menos notificações de infeções.