Tempo
|
A+ / A-

Ultimato TAP. Regime sucedâneo não irá abranger trabalhadores do SITAVA

21 fev, 2021 - 12:33 • Pedro Mesquita com redação

O Governo deixou um aviso a dois sindicatos para aceitarem acordo de emergência, pois a alternativa é o regime sucedâneo, que prevê mais despedimentos.

A+ / A-

O Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos acredita que, a aplicar-se o chamado regime sucedâneo, que suspende total ou parcialmente as cláusulas dos acordos de empresa, não irá abranger os trabalhadores do SITAVA.

Esta é a expectativa manifestada à Renascença pelo secretário-geral deste sindicato. “Pensamos que não. A existir alguma aplicação do regime sucedâneo será apenas aos trabalhadores abrangidos pelos sindicatos que não subscreveram o acordo temporário de emergência.”

Segundo José Sousa, o SITAVA subscreveu esse acordo por considerar “que era menos penalizante para os trabalhadores, do que um eventual regime sucedâneo”.

Nas últimas horas, o ministro Pedro Nuno Santos pressionou sindicatos da TAP a carimbarem o documento. Até agora, dois ainda não o fizeram: o que representa o pessoal voo da aviação civil e o SPAC, dos pilotos de linha aérea.

Esta segunda-feira, o Ministério das Infraestruturas vai dar início ao processo de registo deste Regime Sucedâneo, para que possa entrar em vigor a partir de 1 de março, como medida preventiva, caso venha a ser necessário. Ou seja, se até lá esses sindicatos não ratificarem o acordo.

A tutela garante que "são falsos" os "rumores de que o Governo ou a TAP continuariam em negociações. "Importa, portanto, clarificar que as negociações foram feitas de forma séria e que estão concluídas, pelo que não há novas negociações em curso, nem haverá depois. A TAP não pode esperar, nem o país dará mais oportunidades à TAP", sublinha o comunicado.

O Governo diz ter consciência dos "sacrifícios pedidos aos trabalhadores", mas "não podia ser de outra forma" e lembra que os portugueses estão "a fazer um grande esforço coletivo para salvar a TAP e também estão a passar por dificuldades nas suas vidas e empregos".

A assembleia geral do Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil foi adiada para a próxima sexta-feira, dia 26.

Tópicos
Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+