Tempo
|
A+ / A-

Passagem da Depressão Karim gerou mais 850 ocorrências

21 fev, 2021 - 09:56 • Lusa

A maioria das situações estavam relacionadas com inundações, quedas de árvores e quedas de estruturas. Mas também houve necessidade de fazer limpeza de vias.

A+ / A-

A Proteção Civil registou 868 ocorrências relacionadas com a passagem da depressão Karim, desde inundações a quedas de árvores e estruturas, sendo que metade das situações ocorreu no distrito de Lisboa.

"Entre as 8h00 e as 23h59 registámos 828 ocorrências no sábado", disse à Lusa Paulo Santos, da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC). Mais 40 foram registadas este domingo.

Segundo o oficial de operações, a maioria das situações estavam relacionadas com inundações, quedas de árvores e quedas de estruturas. Mas também "houve situações em que foi necessário fazer limpeza de vias", acrescentou o responsável da ANEPC, sublinhando que se registaram "41 movimentos de massas", ou seja, deslizamentos de terras.

Os distritos mais afetados foram Lisboa, Leiria, Setúbal, com "Lisboa a registar 53% ocorrências nacionais".

Ainda segundo Paulo Santos, "o grosso das ocorrências ocorreu no dia de ontem, em especial ao final da tarde", sendo que hoje a situação está mais calma.

A ANEPC lançou um alerta para o agravamento da situação meteorológica para este fim de semana, tendo em conta as previsões que apontavam para chuva temporariamente forte, possibilidade de granizo e neve acima de 1.000 metros de altitude e ventos fortes.

Segundo o oficial de operações, este domingo deverá ser "muito mais calmo", prevendo-se ser um dia para "proceder à limpeza das vias e infraestruturas" afetadas pelo mau tempo sentido no sábado.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera lançou avisos amarelos para a maioria do país, com a exceção de seis distritos que apresentam menos preocupações: Bragança, Vila Real e Viseu assim como Santarém, Portalegre e Evora têm aviso verde.

Os alertas amarelos prendem-se, nos distritos do litoral, com a agitação marítima prevista para as próximas horas e, nos distritos do interior, para a queda de neve.

Nas ilhas, a situação meteorológica também não é preocupante: os Açores têm apenas avisos verdes com apenas a costa norte da Madeira e Porto Santo com aviso amarelo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+