Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

NASA

Robot "Perseverance" já enviou a primeira foto colorida de Marte

19 fev, 2021 - 22:40 • Redação

Equipa responsável pela missão mostrou-se satisfeita com o sucesso alcançado nas primeiras 24 horas desde que o robot atingiu o ponto de contacto na cratera de Jezero.

A+ / A-

A NASA mostrou esta sexta-feira a primeira foto a cores de Marte captada pelo “Perseverance” (“Perseverança”, em português), o robot que pousou no solo do planeta esta quinta.

A imagem mostra um perfil de solo acidentado e um pouco do céu de Marte.

Na conferência de imprensa desta sexta-feira nas instalações da Agência Espacial Norte-Americana, a equipa responsável pela missão mostrou-se satisfeita com o sucesso alcançado nas primeiras 24 horas desde que o robot atingiu o ponto de contacto na cratera de Jezero, o local escolhido pelos cientistas, depois de demonstrados os sinais muito promissores de que já terão existido formas de vida.

O local onde o “Perseverance” pousou foi o delta de um rio, que pode abrigar micro-organismos fossilizados.

Pauline Hwang, uma das cientistas que integra a equipa da NASA, assegura que o robot continua “altamente funcional”.

Depois das imagens, o passo seguinte será perceber se os sistemas de som do robot funcionam.

Em caso afirmativo, será possível ouvir, pela primeira vez, os sons daquele planeta.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+