Tempo
|
A+ / A-

Dois manifestantes mortos em Myanmar

20 fev, 2021 - 21:55 • Redação

Forças de segurança recorreram a munições reais para dispersar protesto contra o golpe militar.

A+ / A-

Pelo menos dois manifestantes morreram e 20 ficaram feridos, este sábado, num protesto contra o golpe militar em Myanmar.

As forças de segurança utilizaram munições reais para dispersar centenas de pessoas saíram à rua em Mandalay, a segunda maior cidade do país, avançam fontes citadas pela BBC.

A manifestação juntou apoiantes de Aung San Suu Kyi, que foi detida pelos militares no início de fevereiro, e trabalhadores de um estaleiro naval em greve.

Os relatos de testemunhas no terreno indicam que os manifestantes arremessaram objetos e a polícia respondeu aos tiros e com gás lacrimogéneo.

Em 1 de fevereiro, o exército prendeu Suu Kyi, o Presidente Win Myint e vários ministros e dirigentes do partido governamental, proclamando o estado de emergência e colocando no poder um grupo de generais.

A ONU, a UE, os Estados Unidos, o Japão, a China, a França e o Reino Unido foram algumas das vozes internacionais que criticaram de imediato o golpe promovido pelos militares em Myanmar.

Nos dias seguintes, sucessivos protestos contra os militares ocorreram em várias cidades birmanesas e a tensão nas ruas tem-se mantido, apesar de a Junta Militar ter decretado a lei marcial.

Nas últimas semanas, mais de 350 políticos, representantes do Estado, ativistas e membros da sociedade civil, incluindo jornalistas, monges e estudantes, foram detidos em Myanmar, segundo o Conselho de Direitos Humanos da ONU.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+