Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Robot “Perseverança” da NASA já pousou em Marte

18 fev, 2021 - 07:33 • Marta Grosso

Robot da NASA superou os "sete minutos de terror". O momento está a ser transmitido em direto no canal da agência norte-americana no Youtube (que pode ver aqui). O objetivo da missão é encontrar sinais de vida no Planeta Vermelho. A bordo vai também o helicóptero “Ingenuity”.

A+ / A-
O acompanhamento da missão no Centro de Controlo está a ser transmitido em direto pela NASA, que pode ver em cima.


O robot espacial “Preseverance” (Perseverança, em português) pousou há minutos na superfície de Marte com sucesso e sem percalços.

Esta era a parte mais difícil, porque, dada a distância de Marte à Terra, um sinal de rádio leva mais de onze minutos para viajar entre os dois planetas.

Mas a aterragem em si demora ainda menos: sete minutos. Até hoje, apenas cerca de metade das missões a Marte pousaram com sucesso, o que leva os mais experientes cientistas e engenheiros a viver o momento com algum nervosismo – daí, intitularem esta fase como "sete minutos de terror".

O ponto de contacto foi a cratera de Jezero, uma zona que, de acordo com marcas recolhidas em imagens de satélite, já terá tido um lago gigante, o que leva os cientistas a acreditar que também tivesse vida.

O local fica a mais de 3.700 quilómetros daquele onde aterrou o robot “Curiosity”, que aterrou em Marte em 2012 e ali continua numa missão considerada de sucesso.

Outras missões e atributos

Além de encontrar sinais de vida, o “Perseverance” tem como missão estudar o clima e a geologia da superfície marciana, bem também fazer medições para ajudar no planemanto de futuras missões tripuladas ao planeta.

Este é ainda o primeiro robot projetado para recolher e preservar amostras de rocha, que um dia serão devolvidas à Terra. Mas ainda não o poderá fazer - terá de aguardar por uma missão prevista para 2026.

Além de tudo isto, o “Perseverance” leva em si uma chamada "missão de demonstração de tecnologia" – o helicóptero “Ingenuity Mars”.

Este helicóptero pesa cerca de 1,8 quilos e é muito semelhante a um drone. É o primeiro exemplo de dispositivo que voará na fina atmosfera marciana, com vista a ajudar os cientistas a decidir para que direção enviar o “Perseverance”, para explorar sinais de vida.


[Notícia atualizada às 22h24]


Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+